Interlagos teve casa cheia neste sábado (11) para a primeira das duas corridas válidas pela terceira etapa sprint da Porsche Cup Brasil. Na categoria principal, a Carrera Cup, com os novos Porsche 911 da geração 992, a pole position, em pista molhada, ficou com Christian Hahn. A vitória, pouco mais tarde, entretanto, ficou com Pedro Aguiar, que havia largado em segundo.
E com requintes de crueldade. Com pista seca, Hahn dominou a disputa, não dando chance a seus adversários e mantendo uma média de 3,5 segundos de vantagem sobre Aguiar, o segundo colocado. Na volta final, Hahn teve um problema na bomba de combustível de seu carro, e a diferença para os carros de trás praticamente deixou de existir.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
O piloto do carro #26 ainda conseguiu se segurar na sequência de curvas do miolo de Interlagos, mas na subida após a curva da Junção, que leva à reta principal e à bandeirada, Christian Hahn perdeu velocidade e viu a vitória escorrer como areia entre os dedos a 300 metros da linha de chegada. Ele ainda cruzou em quarto.
LEIA MAIS:
Aguiar supera Hahn na última curva e garante vitória na Porsche Cup
Caio Castro fatura pole da Porsche Sprint Challenge em Interlagos
Para Aguiar, foi sua primeira vitória na classe, e ao cruzar a linha de chegada ele tinha Marçal Muller bem em seu encalço, recebendo a bandeirada com apenas 0,2 segundo de diferença. Miguel Paludo foi o terceiro colocado, e Alceu Feldmann fechou os cinco primeiros. Completaram o top-10 Enzo Elias, Renan Pizii, Roman Ziemkiewicz, Werner Neugebauer e Lineu Pires.
Depois da prova do Velocitta, em que os novos 992 correram sem o auxílio do sistema anti-bloqueio das rodas (ABS), em Interlagos o sistema voltou aos carros, fazendo os pilotos os levarem ainda mais ao limite com os discos de freios fornecidos pela Fremax.
Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A segunda prova, programada para este domingo (12), tem largada às 12h10 e terá a inversão dos seis primeiros colocados. Assim, Enzo Elias, que largou da 11ª posição e terminou em sexto, larga na frente amanhã.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
“Chegar em segundo já estava ótimo, mas aí, no finalzinho, faltando metros para acabar a corrida, eu pude receber essa vitória de muito bom grado. Uma pena o problema que aconteceu com o Christian (Hahn), mas estou feliz com a vitória. Correr com ou sem ABS muda muito na agressividade com a qual o piloto aciona o freio. Se um competidor for mais conservador, você o supera usando o artifício de se frear mais tarde, arriscando um pouco mais. Com o ABS o piloto não consegue disputar posição na frenagem porque todo mundo freia no limite, tirando o máximo de proveito que isso proporciona”.
(Pedro Aguiar, piloto da Carrera Cup, #20) VENCEDOR CORRIDA 1
A pista de Interlagos na ótica da FREMAX
“Interlagos possui uma das frenagens mais desafiadoras dos circuitos brasileiros ao final da reta dos boxes, o S do Senna, a qual permite disputas extremamente emocionantes. Além disso, em seus 4.309 metros, das 13 curvas do traçado, seis delas trazem pontos de frenagens fortes, onde os freios têm grande importância, sendo decisivos para o resultado, já que os locais também são propícios para ultrapassagens.
“Na prática, é possível perceber a eficiência do sistema de frenagem na utilização dos discos Fremax no principal ponto de frenagem do circuito, o S do Senna, primeira curva do circuito, em que os pilotos vêm pela longa reta dos boxes a cerca de 240 km/h para frearem a pouco menos de 200 metros da curva, fazendo com que a primeira ‘perna’ do S seja contornada a 75 km/h, uma redução de 165 km/h em apenas alguns segundos. Com o retorno do ABS, essas condições podem ser levadas ainda mais ao extremo, permitindo frenagens ainda mais agressivas, no limite do equipamento”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)
Deixe seu Comentário