Max Verstappen garantiu o título no Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2022, após vencer o Grande Prêmio do Japão. O bicampeonato veio com uma prova encurtada pela chuva e sua 12ª vitória na temporada de 2022, depois de uma penalidade aplicada após a corrida a seu concorrente direto na disputa pelo campeonato, Charles Leclerc, que não tem como alcançá-lo na tabela de pontos.
A primeira largada foi realizada em condições difíceis de chuva quando Carlos Sainz Jr. bateu. Depois de longa espera pela melhoria das condições climáticas e da pista, Max Verstappen manteve a frente na relargada e, com os pit stops feitos com perfeição e ritmo forte, ele pôde manter a primeira posição e cruzar para a vitória.
Naquele momento, o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, lutava para ultrapassar Charles Leclerc na briga pela segunda colocação, quando o piloto da Ferrari escapou na chicane final. Os comissários deram a Leclerc uma penalidade de 5 segundos por deixar a pista, o que fez com que ele caísse para a terceira posição, marcando pontuação que não permite mais superar mais Verstappen na tabela até o fim da temporada.
Com o título de pilotos de 2022 confirmado para Verstappen, a Red Bull Racing tentará garantir seu primeiro título de construtores em nove anos no Grande Prêmio dos EUA, em Austin, em 23 de outubro, próxima corrida da F1.
Confira o que disse o campeão mundial de Fórmula 1 2022, Max Vertappen:
MAX VERSTAPPEN – 1º colocado na corrida e Campeão Mundial de F1 2022
“Isso foi uma loucura! Vencer aqui no Japão é muito especial, me sinto muito orgulhoso de poder conquistar isso aqui. Quando cruzei a linha, não sabia que era Campeão do Mundo, havia muita confusão sobre a pontuação, mas achei muito divertido no final. O primeiro campeonato que conquistei foi muito emocionante no ano passado. Desta vez parece muito diferente, ainda mais legal por causa da temporada forte que tivemos. O trabalho em equipe foi irreal, continuamos pressionando, acreditando e melhorando o carro. Como equipe, cometemos muito poucos erros, você não pode ser perfeito – mas na maioria das corridas estivemos perto disso. Trabalhar em conjunto com a Honda foi incrível e, claro, muitos dos meus agradecimentos vão para a equipe aqui da pista, da fábrica e todos que têm contribuído com a divisão Red Bull Powertrains. Cada um está trabalhando duro e com uma enorme motivação. Checo Perez tem sido um companheiro de equipe incrível e agora o foco total é no Campeonato de Construtores. Vamos ver o que podemos fazer ainda este ano!”
CHRISTIAN HORNER – Chefe de equipe e CEO da equipe Red Bull F1
“Que corrida! Chegando ao final, não tínhamos certeza se receberíamos todos os pontos, mas terminar assim foi além de todos os nossos sonhos mais loucos. Max foi realmente dominante, ele tem sido assim durante toda a temporada. Mas ele estava dirigindo um planeta diferente hoje. Terminar quase 27 segundos na frente de todos os outros é um esforço irreal que resume perfeitamente sua temporada. Essa é a nossa 14ª vitória, que é um recorde para a equipe e exemplifica como ele e o time estão em alto nível em todas as corridas. Estamos incrivelmente orgulhosos e gratos por todo o trabalho árduo feito por ele e pela equipe, tanto aqui quanto em nossa sede em Milton Keynes, além de todos os nossos parceiros por ajudar a fazer isso acontecer. Conquistar este campeonato é realmente especial e fazê-lo aqui no Japão com a Honda torna tudo ainda mais especial. Checo também teve uma corrida incrível, sua temporada está igualmente impressionante. Ele é o 2º no Campeonato Mundial e estamos todos trabalhando duro para mantê-lo lá. Da mesma forma, estamos nos esforçando para trazer para casa o Campeonato de Construtores após oito longos anos. Portanto, a temporada ainda não acabou, há muitas corridas a serem feitas e estamos ansiosos para terminar bem o ano”.
Deixe seu Comentário