A Fórmula E inicia sua nona temporada neste final de semana. E a etapa de 2023 está recheada de novidades, prometendo uma evolução na categoria elétrica, que se consolidou como Campeonato Mundial da FIA e vem atraindo novas equipes e pilotos.
A grande novidade desta temporada é o estranho Gen3, terceira geração do carro elétrico mais leve e rápido do mundo. O monoposto pesa 60kg a menos que sua geração anterior e pode atingir até 322 km/h. O apelido de “estranho” é por conta da falta da asa traseira e menor carenagem, dando um aspecto futurista ao carro.
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Quanto às equipes, 2023 marca o retorno da Maserati aos campeonatos mundiais. A equipe já iniciou dominando os testes da F-E em Valência, que aconteceram em dezembro do ano passado. Além disso, a McLaren chega para substituir a Mercedes, que saiu da categoria após dois títulos seguidos.
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Outro ponto importante de mudanças é o regulamento esportivo. Três mudanças marcarão a temporada: a primeira delas é a cronometragem da corrida. Antes, era feita por tempo. Agora, será por número de voltas pelo circuito, no mesmo sistema utilizado pela Fórmula 1.
Outra mudança essencial é o fim do fanboost, que consistia em um bônus de potências para os cinco pilotos mais votados pelo público. Além disso, o Modo Ataque segue na categoria, mas agora poderá permitir novas estratégias para o uso da potência extra, podendo bagunças as provas.
Todas essas novidades poderão ser vistas a partir do dia 14 de janeiro, quando a Fórmula E faz sua primeira etapa na Cidade do México. Será a primeira das 16 rodadas do ano, que também incluem uma inédita passagem pelo Brasil no mês de março, em São Paulo.
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