Card image
Notícias
De Ferran e Agag lançam nova categoria de carros elétricos

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/01/2019
  • Atualizado: 31/01/2019 às 17:35
  • Por: Leonardo Marson

Uma nova categoria do automobilismo foi anunciada na manhã desta quinta-feira (30). Trata-se da Extreme E, campeonato que terá sua primeira edição em 2021, e que contará com carros movidos por eletricidade disputando provas em locais remotos do planeta. A competição foi apresentada por Alejandro Agag, presidente da Fórmula E, e terá Gil de Ferran, atual diretor esportivo da McLaren como presidente. O anúncio foi feito no navio Royal Mail Ship, que será revitalizado para se tornar base operacional da categoria.

Os modelos serão SUVs, que competirão em lugares extremos, como o nome da categoria diz: Floresta Amazônica, Deserto do Saara, região do Ártico e o Himalaia serão alguns dos locais por onde a Extreme E passará. A competição visa mostrar que os veículos elétricos podem ter bom desempenho em condições climáticas difíceis, além de destacar as mudanças ocorridas na natureza por conta das mudanças climáticas.

Além de contar com o envolvimento de Agag e De Ferran, a nova categoria conta com o apoio de duas personalidades importantes: o ambientalista David de Rothschild e o cineasta Fisher Stevens, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010, pelo filme “The Cove”. A Extreme E pretende transmitir suas etapas em formato de documentário. A Continental fornecerá os pneus, e a CBMM será a responsável por fornecer nióbio.

O formato da disputa será o de páreos dois a dois, como acontece na Corrida dos Campeões, por exemplo. 12 equipes, formadas por piloto e navegador, se dividirão em dois grupos de seis. Os quatro melhores de cada grupo disputarão a rodada final, que acontece em sistema de mata-mata, até se definir o vencedor. Os estágios contarão com 610 quilômetros de extensão.

“Este é um projeto extremamente empolgante. A Extreme E oferece um esporte único, aventura e conceito de entretenimento que jamais foi visto antes. Os espectadores podem esperar uma forma completamente nova de consumir o esporte, com cada episódio contando não apenas a história de uma corrida, mas a corrida mais ampla em termos de consciência e necessidade de proteger esses ambientes remotos e desafiadores que vão ser explorados pela Extreme E”, disse De Ferran.

“Sempre fui um apaixonado pela evolução da tecnologia dos veículos elétricos e pelo impacto que as soluções limpas de mobilidade podem ter nos esforços para deter a mudança climática global. Acredito fortemente que a Extreme E pode ajudar a tornar o mundo mais sustentável de forma mais rápida, e temos um time dos sonhos para tornar essa ambição uma realidade”, comentou Agag.

“Gil de Ferran é um líder no mundo do automobilismo, e em David de Rothschild e Fischer Stevens, a Extreme E tem dois dos melhores em seus respectivos campos. Da mesma forma, dando as boas-vindas à Continental como parceiro fundador e a CBMM como fornecedor de nióbio, é um enorme impulso para a Extreme E mostrar o forte apetite comercial para este esporte sustentável e conceito de entretenimento”, completou o dirigente.

Foto: Extreme E

Deixe seu Comentário

Comentários