Card image
MotoGP
Bagnaia vence de ponta a ponta na Holanda. Quartararo abandona

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/06/2022
  • Atualizado: 26/06/2022 às 9:55
  • Por: Leonardo Marson

Francesco Bagnaia venceu neste domingo (26) o Grande Prêmio da Holanda, 11ª etapa da temporada 2022 da MotoGP. O piloto da Ducati largou da pole position e se manteve na ponta ao longo das 26 voltas da prova, além de ver Fabio Quartararo cair ainda no início da corrida no circuito de Assen, caminhando para a vitória.

Francesco Bagnaia
Bagnaia venceu pela terceira vez no ano. (Foto: Ducati)

A segunda posição ficou com Marco Bezzecchi, piloto da VR46, time satélite da Ducati, que não conseguiu tentar um ataque sobre Bagnaia. Maverick Viñales, com uma Aprilia, completou o pódio com a terceira colocação. Aleix Espargaró, que foi prejudicado pelo tombo de Quartararo, chegou a cair para o 15º lugar, mas se recuperou para ser o quarto com a Aprilia. Brad Binder, da KTM, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Jack Miller, com a Ducati, cruzou a linha de chegada com a sexta colocação, enquanto Jorge Martín, com uma Ducati preparada pela Pramac, foi o sétimo. Joan Mir, da Suzuki, ficou com a oitava posição, terminando logo à frente de Miguel Oliveira, nono com a outra KTM oficial. Álex Rins, com a outra Suzuki, completou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Bagnaia fatura pole position para o GP da Holanda em Assen
Aleix Espargaró lidera TL3 da MotoGP em Assen com pista seca
Bagnaia lidera TL2 agitado da MotoGP na Holanda
Na chuva, Jack Miller lidera primeiro treino da MotoGP na Holanda

A próxima etapa da MotoGP será o Grande Prêmio da Inglaterra, marcado para 7 de agosto no circuito de Silverstone.

Confira como foi a corrida

A corrida em Assen começou com Francesco Bagnaia mantendo a primeira posição após um forte ataque de Fabio Quartararo, que caiu para terceiro ao ser superado por Aleix Espargaró. Jorge Martín apareceu em quarto, enquanto Marco Bezzecchi assumiu o quinto lugar após deixar para trás Jack Miller, que caiu para sexto.

Bagnaia chegou a abrir um segundo de frente para os rivais, mas Espargaró rapidamente cortou a diferença, ao mesmo tempo em que voltou a ser atacado por Quartararo. Na quarta volta da prova, Miller pagou uma volta longa, retornando à pista na décima colocação. Um giro depois, o líder do campeonato caiu e atrapalhou a trajetória do rival da Aprilia, que voltou à pista em 15º.

Enquanto Miller foi novamente púnico, Bagnaia passou a ver Bezzecchi, novo segundo descontar timidamente a diferença. Na oitava volta, Franco Morbidelli parou no chão e abandonou a disputa, enquanto uma passagem depois, foi a vez de Darryn Binder tombar. No pelotão da frente, Maverick Viñales passou por Brad Binder e tomou a terceira posição.

Vindo de trás, Aleix Espargaró avançou para a 12ª colocação ao superar Fabio Di Giannantonio na 12ª volta. Uma volta depois, Quartararo foi para o chão novamente, agora na curva cinco, após um highside, abandonando de vez a disputa. Na frente, Bagnaia passou a abrir vantagem em relação a Bezzecchi, abrindo 1s5 na volta 14.

Espargaró seguiu avançando e tomou a 11ª colocação de Enea Bastianini. Na frente, Martín voltou a passar por Viñales, recuperando a terceira posição. Takaaki Nakagami pagou uma volta longa, o que colocou o vice-líder do campeonato no grupo dos dez primeiros. No 17º giro, Aleix passou por Johann Zarco e por Joan Mir, passando para o oitavo lugar.

A chuva passou a atingir o circuito de Assen com dez voltas para o final, e Viñales passou Martín para retomar a terceira posição. O espanhol da Pramac despencou para a sexta posição pouco depois, após cometer um erro. Espargaró passou por Miguel Oliveira para tomar a sétima posição na 19ª volta, enquanto Raúl Fernández abandonou a disputa.

Miller passou por Binder na volta 20, tomando a quarta colocação da prova, enquanto Aleix Espargaró seguiu avançando, passando a cortar a diferença para Martín. O australiano da Ducati, por sua vez, passou a se aproximar de Viñales, e abriu ataque na abertura da penúltima volta em Assen, vendo o espanhol se defender.

O australiano tentou passar na chicane, mas acabou tomando o X de Viñales, enquanto Espargaró passou por Martín, tomando a sexta posição. Bagnaia seguiu para vencer, seguido por Bezzecchi e Viñales. Aleix ainda conseguiu uma ultrapassagem dupla para deixar Binder e Miller para trás, terminando em quarto.

Deixe seu Comentário

Comentários