Max Verstappen conquistou neste sábado (3), a pole position para o Grande Prêmio da Holanda, 15ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado no circuito de Zandvoort. O piloto da casa superou Charles Leclerc ao fim do Q3 e garantiu a posição de honra.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, da Ferrari, que perdeu a pole por 0s021. Carlos Sainz colocou o outro carro da equipe italiana na terceira posição, seguido pela Mercedes de Lewis Hamilton. Mesmo batendo no final da sessão, Pérez conseguiu o quinto lugar com seu carro da Red Bull.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell vai largar da sexta posição com o monoposto #63 da Mercedes, com a McLaren de Lando Norris logo atrás. Mick Schumacher conseguiu a oitava melhor volta da sessão para a Haas, enquanto Yuki Tsunoda colocou a AlphaTauri na nona posição. Lance Stroll ficou em décimo após não terminar a classificação.
LEIA MAIS:
Miller conquista pole em classificação acirrada em Misano
F3: Collet toma liderança no início e vence corrida 1 na Holanda
A atividade contou com apenas um incidente, quando Sergio Pérez bateu com sua Red Bull no setor 3 do traçado holandês. A bandeira amarela foi acionada, mas o classificatório já havia acabado.
A corrida da Fórmula 1 em Zandvoort está marcada para este domingo (4), às 10h00, com transmissão da Band.
Confira como foi a classificação
Q1
O relógio para o início da classificação na Holanda foi disputado às 10h00, horário de Brasília. Os primeiros a saírem para a pista foram os carros da Haas, já com mais de um minuto no relógio.
Kevin Magnussen foi o primeiro a abrir volta rápida, garantindo 1m12s680. Logo foi superado pela Alfa Romeo de Guanyu Zhou, que virou 0s039 mais rápido. Até então, apenas oito pilotos haviam marcado tempos.
Sebastian Vettel e Lance Stroll, ambos da Aston Martin, realizaram suas voltas e assumiram as primeiras posições, sendo que Stroll tomou a ponta com 1m12s505. Porém, durou pouco: Max Verstappen pulverizou a marca ao anotar 1m11s317.
Nas voltas seguintes, vários pilotos melhoraram seus tempos, com Mercedes e Ferrari assumindo suas posições na frente do pelotão ao lado da Red Bull.
Os últimos segundos foram marcados pelos pilotos da Haas, Alfa Romeo e McLaren tentando escapar da zona de eliminação.
Ao final do tempo, Bottas, Magnussen, Ricciardo, Vettel e Latifi ficaram de fora da segunda parte da sessão classificatória.
Q2
O Q2 começou já com uma bandeira vermelha, devido a um sinalizador que caiu na pista. Somente Albon estava na pista no momento.
A sessão foi retomada com Verstappen, Pérez e Albon saindo dos boxes para realizarem suas primeiras voltas. O holandês da Red Bull liderou a tabela de tempos com 1m10s927, seguido por Hamilton, que foi 0s148 mais lento.
O tempo de Verstappen foi derrubado apenas no fim, quando Sainz garantiu 1m10s814, seguido por Russell, com 0s010 de diferença.
O final do Q2 não foi bom para a Alpine, que viu seu dois pilotos eliminados. Ficaram de fora: Gasly, Ocon, Alonso, Zhou e Albon.
Q3
A última parte da classificação começou com a dupla da Red Bull partindo para suas primeiras voltas, com Verstappen novamente se colocando em primeiro com 1m10s515, enquanto Pérez ficou com 1m11s077.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Leclerc veio rápido e conseguiu derrubar o tempo com 1m10s456.
Faltando cinco minutos para o fim, os pilotos retornaram aos boxes. Nesse momento, foi avisado que Lance Stroll não retornaria para a pista para disputar a pole position.
Com dois minutos no relógio, os carros voltaram para a pista. Leclerc até conseguiu uma boa última volta com 1m10s363, mas foi superado por Max Verstappen, que conseguiu 1m10s342. A sessão se encerrou com bandeira amarela após batida de Sergio Pérez no terceiro setor do circuito.
Deixe seu Comentário