Card image
Fórmula 1
Verstappen domina segundo treino da F1 em Spa-Francorchamps

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/08/2022
  • Atualizado: 26/08/2022 às 13:12
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull e líder do campeonato liderou a maior parte da atividade realizada nesta sexta-feira (26) no circuito de Spa-Francorchamps, e marcou 1min45s507, usando os pneus macios.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição acabou nas mãos de Charles Leclerc, que foi 0s862 mais lento em relação a Verstappen. O piloto da Ferrari foi seguido por Lando Norris, que colocou a McLaren na terceira colocação, ficando logo à frente de Lance Stroll, quarto com a Aston Martin. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Carlos Sainz, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton, com a Mercedes, foi o sexto mais veloz, ficando logo à frente de Fernando Alonso, sétimo colocado com o equipamento da Alpine. George Russell, com a outra Mercedes do grid, foi o oitavo, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, foi o nono. O grupo dos dez melhores foi completado por Sergio Pérez, da Red Bull.

LEIA MAIS:

Alfa Romeo e Sauber vão encerrar parceria em 2023
Carlos Sainz lidera primeiro treino livre da F1 na Bélgica
Audi anuncia entrada na F1 como fornecedora de motores a partir de 2026
Norris diz não estar surpreso com situação de Ricciardo
Ricciardo nega interesse de correr em outra categoria fora da F1
Leclerc ainda não desistiu de campeonato da F1

A programação da Fórmula 1 neste final de semana terá prosseguimento neste sábado (27), com um treino livre, marcado para 8h, e a classificação, às 11h. O Grande Prêmio da Bélgica será disputado no domingo, a partir das 10h, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres da Fórmula 1 em Spa-Francorchamps começou ainda com clima frio, mas um pouco melhor em relação a atividade da manhã. Os termômetros marcavam 18°C, com umidade do ar em 83%. Já o asfalto estava em 21°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista imediatamente.

O primeiro a registrar tempo foi Carlos Sainz, que marcou 1min48s818, usando compostos médios em sua Ferrari logo no quinto minuto da sessão. Segundos depois, Max Verstappen tomou a liderança ao cravar 1min47s699, enquanto Charles Leclerc avançou para a segunda posição, distante 0s453 do tempo obtido pelo líder do campeonato.

Sainz voltou a tomar a ponta da classificação, mas Verstappen logo recuperou a ponta. A partir daí, o holandês da Red Bull passou a enfileirar, ainda que aos poucos, voltas mais rápidas, cravando após 15 minutos 1min47s850, ainda com os pneus de faixa amarela. Já o espanhol da Ferrari, por sua vez, escapou da pista, voltando logo depois. O top-5 ainda contava com Leclerc, Pérez e Tsunoda.

No complemento da primeira metade da sessão, Verstappen colocou os pneus macios e melhorou seu tempo para 1min45s507, enquanto Leclerc aparecia em segundo, distante oito décimos da marca obtida pelo atual campeão do mundo. Quem aparecia bem na atividade era Lando Norris, terceiro com a McLaren, enquanto Lance Stroll também vinha bem, colocando a Aston Martin em quarto.

A atividade seguiu com os pilotos trabalhando nos long runs, o que fazia com que os tempos deixassem de cair. Restando pouco mais de 15 minutos para o final, a chuva passou a cair levemente no circuito, mas os pilotos seguiram com pneus slicks. Sainz escapou da pista na curva nove do traçado, mas voltou sem problemas. Mick Schumacher, Alexander Albon e Fernando Alonso escaparam no mesmo ponto.

A chuva ganhou força nos últimos cinco minutos, e os pilotos que se arriscaram a sair para a pista o fizeram com pneus de chuva. Assim, Verstappen foi o mais veloz, seguido por Leclerc e Norris.

Deixe seu Comentário

Comentários