Max Verstappen venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Cidade do México, 20ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull, que largou da pole position no Autódromo Hermanos Rodríguez, fez valer um ritmo melhor ao longo das 71 voltas de corrida para vencer pela 14ª vez no campeonato atual.
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que não conseguiu acompanhar o ritmo de Verstappen na parte final da prova. Além do piloto da Mercedes, o pódio ainda contou com Sergio Pérez, terceiro com a outra Red Bull. George Russell, com a Mercedes, fechou a corrida com a quarta colocação, enquanto Carlos Sainz, da Ferrari, completou o top-5.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Charles Leclerc, com a outra Ferrari do grid, terminou a prova com a sexta colocação, sendo seguido por Daniel Ricciardo, que mesmo com uma punição de dez segundos por toque em Yuki Tsunoda, foi o sétimo com a McLaren. Esteban Ocon, da Alpine, foi o oitavo, enquanto Lando Norris terminou em nono com a outra McLaren. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, foi o décimo.
LEIA MAIS:
Gabriel Koenigkan ganha prata para o Brasil no FIA Motorsport Games
A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2022 no dia 13 de novembro, com a disputa do Grande Prêmio de São Paulo, corrida marcada para o Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Confira como foi a corrida
O Grande Prêmio da Cidade do México começou com Max Verstappen mantendo a liderança, seguido por Lewis Hamilton, que conseguiu a ultrapassagem sobre George Russell, que acabou superado também por Sergio Pérez, caindo para o quarto lugar. Carlos Sainz manteve o quinto lugar, seguido por Charles Leclerc, Fernando Alonso e Valtteri Bottas.
Rapidamente Verstappen abriu 1s4 segundos em relação a Hamilton, que conseguia não ser pressionado por Pérez. Na quinta volta, Bottas abriu ataque sobre Alonso, batalhando pela sétima posição. O finlandês, porém, era pressionado por Esteban Ocon. Na sétima volta, Daniel Ricciardo passou a atacar GuanYu Zhou pelo 12º lugar.
Verstappen conseguiu abrir vantagem sobre Hamilton a partir da oitava volta, abrindo 1s6, enquanto Ricciardo passou por Zhou no nono giro, tomando o 12º posto. Mais atrás, Lance Stroll passou por Pierre Gasly após um toque, tomando o 15º lugar. Bottas seguia buscando aproximação em relação a Alonso para tentar a ultrapassagem, sem sucesso.
Com 13 voltas, Gasly abriu ataque sobre Stroll e recuperou a 15ª colocação. Na frente, Verstappen seguia com uma frente de 1s6 em relação a Hamilton, que não era ameaçado por Pérez. Na volta 16, o holandês abriu dois segundos em relação ao adversário da Mercedes, enquanto o canadense da Aston Martin passou a ser pressionado por Alexander Albon.
Na 18ª volta, Gasly foi punido em cinco segundos por forçar Stroll para fora da pista. O canadense, aliás, foi aos boxes e colocou pneus macios. A corrida na capital mexicana chegou ao 20º giro com Verstappen mantendo 2s1 de frente para Hamilton, que se mantinha distante de Pérez. Russell e Sainz completavam o top-5.
Entre os líderes, o primeiro a parar nos boxes foi Pérez, que recebeu pneus médios, mas levou 5s parado por conta do pneu traseiro esquerdo. Verstappen, por sua vez, reclamava do desgaste dos pneus macios, enquanto Hamilton, com médios, descontava a diferença. Assim, o holandês foi aos boxes na volta 26, ganhando pneus médios e retornando em terceiro.
Pérez, mais atrás, passou por Leclerc para recuperar a quinta posição da prova, enquanto a Mercedes tinha Hamilton na frente, seguido por Russell. O monegasco foi aos boxes no 29º giro, ganhando pneus médios, enquanto Hamilton parou na volta seguinte, recebendo pneus duros da Mercedes. Outro que foi aos boxes foi Sainz, que teve problemas ao receber os compostos médios.
Russell, agora na liderança, dizia para a Mercedes que os pneus estavam em boas condições. Mais atrás, Sainz e Leclerc passaram a escalar o pelotão, superando adversários que vinham mais de trás. Pérez passou a descontar a diferença em relação a Hamilton. Com 34 voltas, a Alpine chamou Esteban Ocon aos boxes, dando a ele pneus duros.
A Mercedes chamou Russell aos boxes na volta 35, colocando pneus duros no carro do inglês. Verstappen retomou a liderança, com uma frente de sete segundos sobre Hamilton, que a cada volta via Pérez mais próximo. No giro 40, Sainz passou por Alonso para voltar ao top-5 da prova. O espanhol da Alpine seguia com os mesmos pneus da largada, parando no giro 41.
Com 42 voltas, Ocon fez linda manobra sobre Bottas para tomar a décima posição do finlandês. Três voltas depois, Verstappen alcançou os 10 segundos de frente para Hamilton, que seguia sem ser atacado por Pérez. Ricciardo finalmente foi aos boxes na volta 45, enquanto Ocon e Bottas passaram por Zhou, que caiu para o décimo lugar.
A corrida seguia com Bottas pressionando Ocon, mas sem conseguir a ultrapassagem. Verstappen mantinha a diferença para Hamilton em 9s5 na volta 51. No mesmo momento, Ricciardo tentou passar por Tsunoda e os dois se tocaram, com o japonês da AlphaTauri visitando os boxes e abandonando a disputa no Hermanos Rodríguez.
Gasly conseguiu boa manobra sobre Vettel para tomar a 13ª posição, enquanto Ricciardo foi punido em 10 segundos pelo toque com Tsunoda. Ainda no pelotão de trás, Zhou pressionava Vettel pelo 14º lugar. Verstappen, na frente, disparou 12 segundos de vantagem sobre Hamilton na volta 58. No mesmo giro, Ricciardo passou por Bottas, tomando o nono lugar.
Zhou passou por Vettel na volta 59, tomando o 14º lugar. Mais na frente, Ocon e Ricciardo passaram por Alonso, avançando para o sétimo e o oitavo lugares, respectivamente. Na volta 62, o australiano da McLaren deixou o francês da Alpine para trás, tomando o sétimo posto. Alonso, na volta 65, abandonou a prova, acionando o Safety Car Virtual.
A bandeira verde foi acionada pouco depois, e Bottas passou a atacar Norris pela nona posição, sem conseguir a ultrapassagem. Russell foi aos boxes na penúltima volta e ganhou pneus macios. Na frente, Verstappen seguiu para vencer, seguido por Hamilton e Pérez.
Deixe seu Comentário