Quando as luzes vermelhas se apagarem no domingo (10) autorizando a largada no Red Bull Ring, a Fórmula 1 iniciará sua 37ª corrida em território austríaco. O Grande Prêmio da Áustria marcará o encerramento da primeira metade do campeonato e, no que diz respeito as estatísticas, Max Verstappen parte como favorito.
O piloto da Red Bull e atual campeão do mundo ostenta o título de maior vencedor na Áustria, com quatro primeiros lugares, três em GPs da Áustria (2018, 2019 e 2021) e um no GP da Estíria (2021). Esse nome foi adotado em 2020 e 2021 para que o país europeu recebesse duas provas no mesmo circuito.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
O segundo maior vencedor da F1 na Áustria é Alain Prost, dono de três triunfos no país, todos no Österreichring, antigo nome e versão do traçado, ainda mais veloz que a atual. Entre os pilotos em atividade, Valtteri Bottas, hoje na Alfa Romeo, tem duas vitórias, enquanto Lewis Hamilton triunfou uma única vez.
LEIA MAIS:
Confira a programação e onde ver o GP da Áustria de F1 na TV
Tsunoda assume culpa por incidente com Gasly em Silverstone
Alonso esperava punição para Leclerc após GP da Inglaterra
Zhou declara que halo foi responsável por salvar sua vida em Silverstone
Quando o assunto é poles positions, quem tem mais tem três na Áustria. E a lista é considerável: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas são os pilotos em atividade que lideram neste quesito, empatados com Niki Lauda, René Arnoux e Nelson Piquet. Max Verstappen tem duas poles e Charles Leclerc, uma.
A pole position também é determinante para a tentativa de vitória no Red Bull Ring. Em 36 corridas disputadas na Áustria, em 12 o vencedor partiu da posição de honra. Se levarmos em conta apenas a atual configuração do circuito, o pole saiu com a vitória em nove das 17 corridas disputadas.
O histórico brasileiro na Áustria não é dos mais positivos. Apesar do grande número de poles (além das três de Piquet, são duas de Emerson Fittipaldi, uma de Rubens Barrichello e uma de Felipe Massa), houve apenas uma vitória de piloto do País por lá, obtida por Fittipaldi em 1972.
A corrida deste domingo terá 71 voltas nos 4.318 metros de extensão do circuito, que por sua vez contará com três zonas de acionamento da asa móvel. O atual recorde da pista no Red Bull Ring foi obtido em 2020, quando Carlos Sainz, de McLaren, marcou 1min05s619.
As atividades para o Grande Prêmio da Áustria de F1 serão abertas nesta sexta-feira (8), com um treino livre e a classificação. O sábado contará com mais um exercício e a corrida Sprint, enquanto a corrida está marcada para as 10h de domingo. Band e BandSports mostram as ações de pista.
Deixe seu Comentário