A Fórmula 1 retorna ao País nesta semana para a realização do Grande Prêmio de São Paulo, corrida marcada para o Autódromo de Interlagos, na capital paulista. E ao longo da história, o circuito recebeu algumas das mais mais importantes corridas dos mais de 70 anos da categoria.
Tem de tudo na lista: vitórias que emocionaram o público, mas que também tiveram gosto amargo. Triunfos de pilotos que não foram ao pódio, além da consagração de campeões. Tudo isso em 38 corridas ao longo de 50 anos da categoria no País.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Nós, de RACING, listamos abaixo algumas das mais importantes corridas realizadas pela F1 em Interlagos. Confira!
LEIA MAIS:
Norris sofre mal estar e não comparece em Interlagos na quinta-feira
Hamilton fala sobre futuro em coletiva em SP: “Sempre serei parte do esporte”
Vai para a F1? Confira opções de locais para curtir em Interlagos
Obra de arte em homenagem a Senna é exibida pela primeira vez em Interlagos
2008 – Massa vence, mas Hamilton ganha o mundo
A decisão de 2008 é a mais importante da história pelo enredo criado. Lewis Hamilton precisava apenas de um quinto lugar, enquanto Felipe Massa tinha de vencer a prova, como fez em 2006. O brasileiro teve uma prova sem sustos e venceu, mas a chuva embaralhou o final da prova, jogando o inglês para sexto nas voltas derradeiras. Massa cruzou a linha de chegada como campeão do mundo, mas o inglês, então piloto da McLaren, superou Timo Glock, alemão da Toyota, e garantiu seu primeiro título.
1991 – A primeira vez de Senna no Brasil
Ayrton Senna já era bicampeão do mundo, mas a vitória no Brasil teimava em não vir. Isso acabou em 1991, quando o brasileiro, na McLaren, dominou a corrida. As voltas finais, contudo, foram de drama: o câmbio apresentou problemas e Senna terminou a corrida apenas com a sexta marcha. Apesar disso, Riccardo Patrese não conseguiu chegar em Senna, que venceu a corrida e demonstrou extremo cansaço ao deixar o carro.
2003 – Fisichella ganha mas não vai ao pódio
Chuva e acidentes mexeram com o GP do Brasil de 2003. Michael Schumacher, por exemplo, quase entrou debaixo de um trator. Por conta das condições climáticas, Giancarlo Fisichella foi chamado aos boxes pela Jordan ainda no início da corrida, “completou” o tanque e seguiu. Após o abandono de Rubens Barrichello e o pit stop de Kimi Räikkonen, o italiano contou com um erro de David Coulthard para tomar a ponta. No 55º giro, Mark Webber bateu forte com sua Jaguar e, na volta seguinte, Fernando Alonso bateu no mesmo ponto com a Renault. A prova foi encerrada em bandeira vermelha.
A confusão ocorreu aí. A direção de prova considerou a interrupção na volta 54, e, com a bandeira vermelha, o resultado válido seria o da volta 53, o que daria a vitória a Räikkönen. Apenas dias depois a FIA percebeu o erro e deu a vitória a Fisichella.
2012 – Vettel roda, se recupera e fatura o tri
Sebastian Vettel e Fernando Alonso tiveram o confronto final pelo título de 2012 em Interlagos. O alemão, que chegou em vantagem, largou mal e se envolveu em um toque com Bruno Senna, caindo para o fim do grid. O espanhol, por sua vez, se mantinha em terceiro, superando o companheiro de Ferrari, Felipe Massa, somente na volta 62. Vettel escalou o pelotão para terminar em sexto, a posição wue previsava para ganhar o mundo pela terceira vez. Jenson Button venceu aquela prova.
1993 – Senna derrota as Williams com ajuda da chuva
A Williams se mostrava forte por conta da suspensão ativa, e viu Alain Prost e Damon Hill monopolizarem a primeira fila, com Ayrton Senna em terceiro. Só que a chuva chegou, o francês bateu e o brasileiro da McLaren se colocou na ponta e seguiu para a vitória, sua segunda em Interlagos, promovendo uma catarse do público, que invadiu a pista para celebrar o tricampeão.
2006 – Massa vence em dia de título de Alonso e aposentadoria de Schumacher
Foram necessários 13 anos para um brasileiro voltar a vencer em Interlagos. E a honraria coube a Felipe Massa, que dominou a prova em Interlagos correndo com um macacão verde e amarelo com a Ferrari vermelha. Fernando Alonso, que só precisava de um ponto, faturou o segundo título ao terminar em segundo. Michael Schumacher, rival do espanhol no campeonato, largou em décimo e viu suas chances se esvaírem após um toque com Giancarlo Fisichella, e terminou em quarto, se aposentando pela primeira vez.
2021 – Hamilton escala para vencer e promove cena de emoção
Disputando o título contra Max Verstappen, Lewis Hamilton teve no GP de São Paulo de 2021 uma de suas mais impressionantes vitórias da carreira. Após uma Sprint em que saiu de 20º e foi o quinto, o piloto da Mercedes teve de largar do meio do pelotão por conta de uma punição. Mas um desempenho estupendo o fez alcançar o holandês já no final da prova para vencer. O heptacampeão, então, pegou uma bandeira do Brasil e imitou o ídolo, Ayrton Senna, emocionando a todos em Interlagos.
Deixe seu Comentário