Card image
Fórmula 1
Morre Chico Rosa, responsável por levar Emerson Fittipaldi para a Europa

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 07/01/2023
  • Atualizado: 07/01/2023 às 22:04
  • Por: Leonardo Marson

Um dos personagens mais importantes da história do automobilismo brasileiro, Chico Rosa faleceu na noite deste sábado (7) aos 80 anos. Coube ao engenheiro levar Emerson Fittipaldi para a Europa, dando-lhe a chance de competir, entre outras categorias, na Fórmula 1. Rosa também administrou o Autódromo de Interlagos entre 1975 e 2015. A causa da morte não foi divulgada.

Chico Rosa
Chico Rosa foi administrador de Interlagos por 40 anos. (Foto: Duda Bairros)

Rosa começou a frequentar Interlagos na década de 1950, e conheceu Emerson Fittipaldi, levando-o para a Inglaterra. Anos mais tarde, o piloto faturaria dois títulos mundiais de F1, em 1972 e 1974. Outro piloto que chegou à categoria máxima do esporte a motor mundial através do engenheiro foi José Carlos Pace, dono de uma vitória na F1.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Foi também pelas mãos de Chico Rosa que outro piloto brasileiro alcançou a F1: Nelson Piquet. Coube ao engenheiro apresentar o piloto a Bernie Ecclestone, até então chefe da equipe Brabham, por onde o piloto venceria dois de seus três títulos mundiais anos mais tarde. Assim, é possível dizer que o profissional, de alguma forma, é responsável por cinco dos oito títulos mundiais do País na F1.

LEIA MAIS:
Andretti ressalta desejo de ter Herta como piloto caso consiga equipe na F1
Ocon foi alertado por Szafnauer sobre rivalidade com Gasly
Ricciardo revela “burnout” por trás de decisão de não voltar ao grid em 2023

Por 40 anos, foi Chico Rosa quem administrou o Autódromo de Interlagos, que passou pela reforma que possibilitou o retorno da F1 à capital paulista a partir de 1990. Sua demissão, em 2015, causou espanto entre os integrantes da comunidade do automobilismo brasileiro.

Deixe seu Comentário

Comentários