Card image
Fórmula 1
Leclerc puxa 1-2 da Ferrari no TL1 para o GP da Itália de F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/09/2022
  • Atualizado: 09/09/2022 às 12:09
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália, 16ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (9) no Autódromo Nacional de Monza, o piloto da Ferrari anotou na melhor das suas voltas a marca de 1min22s410 usando pneus macios.

Charles Leclerc
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, também da Ferrari, que foi 0s077 mais lento em relação a Leclerc. George Russell, com a Mercedes, ficou com o terceiro melhor tempo da sessão, ficando logo à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe. Max Verstappen, que liderou a maior parte do treino, fechou o grupo dos cinco primeiros com a Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon, com a Alpine, completou o treinamento com a sexta posição, enquanto Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, marcou o sétimo tempo. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, ficou com a oitava melhor marca, enquanto Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, foi o nono. Daniel Ricciardo, da McLaren, completou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:
Verstappen comenta dificuldades em Monza
Fórmula 1 lamenta falecimento da Rainha Elizabeth II
F1: confira a programação e onde ver o GP da Itália na TV

Ainda nesta sexta-feira será realizada a segunda sessão de treinos livres do final de semana, a partir do meio-dia. O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 será disputado neste domingo (11), a partir das 10h, com transmissão de Band, Rádio Bandeirantes e BandNews FM.

Confira como foi o treino
Depois de um início de manhã chuvoso no Autódromo Nacional de Monza, os pilotos da Fórmula 1 tiveram à disposição pista seca para a primeira atividade do final de semana do Grande Prêmio da Itália. O primeiro a visitar a pista foi Nyck de Vries, piloto ligado a Mercedes, mas que participou da sessão com um carro da Aston Martin, no lugar de Sebastian Vettel.

O primeiro a marcar tempo de volta, porém, foi Carlos Sainz, que registrou 1min27s227 usando pneus duros. A partir daí, o que se viu foi uma enorme alternância na ponta da tabela de tempos: Esteban Ocon e Sergio Pérez passaram por este posto até Max Verstappen marcar 1min25s230, também com os compostos de faixa branca.

Pérez e Fernando Alonso até se colocaram na ponta da classificação, mas Verstappen logo se colocou na frente novamente, cravando 1min23s449 com dez minutos de atividade. A partir daí, o líder do campeonato e atual campeão do mundo passou a enfileirar voltas mais rápidas, enquanto o espanhol da Alpine se colocou na segunda posição.

Com 19 minutos de atividade, Verstappen melhorou seu tempo para 1min22s853, enquanto Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri, se colocou em segundo, mais de um segundo atrás do holandês. Outro que surpreendia na atividade era Alexander Albon, que aparecia na quinta colocação com o carro da Williams.

A Ferrari mandou Charles Leclerc para a pista no complemento da primeira metade da sessão, e viu o monegasco tomar a liderança da sessão ao marcar 1min22s410, enquanto Albon, com os pneus macios, avançou para o terceiro posto. Pouco tempo depois, Verstappen saiu para a pista com os compostos de faixa vermelha, mas sofreu com o trânsito e não retomou a ponta do treino.

Nos 20 minutos finais, Carlos Sainz voltou para a pista e avançou para a segunda posição, 0s077 atrás do tempo obtido por Leclerc, seu companheiro de equipe. Outra equipe que mostrou força no terço final da sessão foi a Mercedes, que viu George Russell pular para a terceira posição, sendo seguido por Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.

Com seis minutos para o encerramento, De Vries escapou da pista, mas sem causar consequências ao treinamento. Outro que escapou do traçado no final foi Sainz. Assim, a sessão foi completada com Leclerc na liderança, seguido por Sainz e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários