Card image
Fórmula 1
FIA conclui que Red Bull ultrapassou limite orçamentário

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/10/2022
  • Atualizado: 10/10/2022 às 13:36
  • Por: Ana Oliveira

A FIA divulgou nesta segunda-feira (10), os resultados da investigação sobre as infrações cometidas por Red Bull e Aston Martin sobre um possível furo no teto orçamentário estabelecido pela Fórmula 1 para suas equipes. A conclusão é de que a Red Bull ultrapassou o limite em 2021.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

“A FIA confirma que sua Administração de Limite de Custos concluiu a revisão da documentação de relatório apresentada por cada competidor que participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2021 em relação ao Período de Relatório de 2021 que termina em 31 de dezembro de 2021.”

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“Foram emitidos certificados de conformidade para sete dos dez competidores:

A equipe de Fórmula 1 Aston Martin Aramco Cognizant teveconsiderada uma violação processual dos regulamentos financeiros;
A Oracle Red Bull Racing teve considerada uma Infração Processuaal e Gastos Excessivos Mínimos dos regulamentos financeiros;
A Williams Racing cumpriu os regulamentos financeiros em relação ao Período do Relatório de 2021, com exceção de uma violação de procedimento anterior em relação à qual a Administração de Limite de Custo no qual foi feito um acordo com a Williams em maio de 2022. Essa violação de procedimento foi então corrigida pela Williams em forma oportuna, cooperativa e transparente”, diz a nota.

LEIA MAIS:
Max Verstappen é bicampeão mundial de Fórmula 1 em 2022
Red Bull amplia vantagem entre os construtores. Veja a classificação

Apesar da afirmação de que a Red Bull realmente infringiu o limite de gastos estabelecidos, a FIA ainda não divulgou qual será a punição para a equipe, que no último domingo (8), viu Max Verstappen se tornar bicampeão mundial de Fórmula 1.

De acordo com os regulamentos da categoria, uma infração mínima – abaixo dos 5% do total estabelecido para o ano – pode ser penalizada com multa ou até mesmo dedução de pontos no campeonato de 2021. A FIA não divulgou previsão para anunciar as medidas que serão tomadas.

Deixe seu Comentário

Comentários