Card image
Fórmula 1
FIA anuncia mudanças no regulamento para evitar porpoising em 2023

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/07/2022
  • Atualizado: 15/07/2022 às 14:40
  • Por: Ana Oliveira

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), divulgou mudanças no regulamento técnico para combater o porpoising na temporada 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), e dá uma resposta à pilotos e equipes sobre o problema que vem afetando os carros no regulamento novo.

Piloto reclamaram de porposing (Foto: Mercedes)

Para o próximo ano, uma elevação de 25 mm deve ser feita nas bordas do assoalho. Além disso, a abertura do difusor no assoalho deve ser aumentada. Outra medida é a introdução de testes mais rigorosos de deflexação na lateral do assoalho. Um sensor mais preciso para ajudar a quantificar a oscilação aerodinâmica também está entre as novas medidas para a temporada 2023.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“É responsabilidade e prerrogativa da FIA intervir em questões de segurança, e a razão pela qual os regulamentos permitem que tais medidas sejam tomadas é precisamente para permitir que decisões sejam tomadas sem serem influenciadas pela posição competitiva em que cada equipe possa se encontrar”, diz a nota divulgada pela FIA.

LEIA MAIS:
AlphaTauri espera que grande atualização melhore desempenho na França
Horner acredita que limites de pista serão problema na França
Daniel Ricciardo se pronuncia sobre futuro na McLaren F1

Medidas a curto prazo também estarão disponíveis a partir do GP da França, onde uma métrica de oscilação aerodinâmica será implantada e as equipes não poderão excedê-las. Essa métrica, também conhecida como AOM, será obrigatória a partir do GP da Bélgica.

Além disso, medidas mais rigorosas serão aplicadas quanto ao “santo antônio” após o acidente de Guanyu Zhou no circuito de SIlverstone. Na ocasião, a peça, que faz parte da célula de sobrevivência do carro, se destruiu com o impacto, deixando a cabeça do piloto protegida apenas pelo halo.

 

Deixe seu Comentário

Comentários