Fernando Alonso foi o piloto mais rápido do primeiro treino para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Na atividade realizada no início da madrugada desta sexta-feira (7), o espanhol da Alpine marcou 1min42s248, usando pneus intermediários no circuito de Suzuka. É a segunda vez no ano que o bicampeão mundial lidera uma atividade, repetindo o terceiro treino do Canadá.
A segunda posição ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi 0s315 mais lento em relação a Alonso. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, foi o terceiro melhor da sessão, enquanto Esteban Ocon, da Alpine, foi o quarto. O grupo dos cinco melhores em Suzuka ainda contou com Kevin Magnussen, dinamarquês que defende a Haas.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Líder do campeonato, Max Verstappen foi o sexto com a Red Bull, ficando à frente de Mick Schumacher, da Haas. Lando Norris, piloto da McLaren, cravou o oitavo melhor tempo da atividade, enquanto Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, foi o nono. A lista dos dez mais rápidos no Japão foi completada por Sergio Pérez, da Red Bull.
LEIA MAIS:
Verstappen pode ser campeão no Japão. Veja o que o holandês precisa fazer
Marca Senna lança promoção para levar fã ao GP São Paulo 2022
Confira a programação e onde ver na TV o GP do Japão de F1
O segundo treino do final de semana está marcado para 3h, com 1h30min de duração para os testes de pneus para 2023. O Grande Prêmio do Japão de F1 será disputado no domingo (9), às 2h. A Band mostra a corrida ao vivo.
Confira como foi o treino
A sessão que marcou o retorno da F1 ao Japão começou com chuva em Suzuka, com temperatura em 15°C e umidade do ar em 94%. Já o asfalto estava em 20°C quando o treino foi aberto. Os pilotos, porém, aguardaram alguns minutos para sair à pista. O primeiro foi Kevin Magnussen, que foi seguido por Yuki Tsunoda. Mas, tanto o piloto da Haas quanto o da AlphaTauri não completaram voltas.
Com 11 minutos de treino, Nicholas Latifi foi à pista com a Williams, também sem marcar tempo de volta. O primeiro a registrar tempo foi Mick Schumacher, com a marca de 1min52s537 com pneus de chuva extrema. Já Lance Stroll foi à pista com a Aston Martin, mas foi outro a retornar aos boxes sem completar registrar tempo.
A Ferrari mandou seus pilotos à pista e viu Carlos Sainz e Charles Leclerc trocarem melhores voltas. O espanhol tomou à frente com 1min49s952, sendo superado pelo monegasco na sequência. Ambos melhoraram seus tempos, com o vice-líder do campeonato cravando 1min48s104, 0s880 à frente do companheiro de equipe.
Enquanto Sainz baixou seu tempo, ficando 0s534 atrás de Leclerc, Valtteri Bottas se colocou em terceiro com a Alfa Romeo. Com 25 minutos, Lando Norris, quarto melhor, reclamou de uma possível falha na unidade de força em sua McLaren. O espanhol da Ferrari seguiu na pista e tomou o melhor tempo com 1min47s758, ainda com pneus de faixa azul.
Daniel Ricciardo avançou para a terceira colocação com a McLaren, atrás apenas das duas Ferraris. Já Fernando Alonso pulou para o quarto lugar em sua primeira volta rápida no treino com a Alpine. Com 30 minutos de treinamento, a Red Bull não mandou seus pilotos para a pista em Suzuka. Já Pierre Gasly abriu a segunda metade do treino marcando o sexto tempo com a AlphaTauri.
Max Verstappen foi à pista com 33 minutos de treino usando os pneus intermediários. O holandês destroçou os tempos da sessão ao marcar 1min44s059. Já Latifi travou pneus e escapou da pista, retornando ao traçado sem maiores problemas. Bottas avançou para a segunda colocação, sendo superado por Esteban Ocon, da Alpine, apenas 0s208 distante do holandês.
Enquanto Pérez subiu para quarto, o líder do campeonato marcou 1min43s362. Pouco depois, Ocon tomou a liderança da sessão com a marca de 1min43s022, sempre usando os pneus intermediários. A pista seguia melhorando e Leclerc tomou a liderança com 1min42s634, também usando os intermediários em sua volta rápida.
Sainz voltou a pontear a sessão, mas logo foi batido por Alonso, que marcou 1min42s248 com a Alpine. Com 17 minutos para o final do treino, Lewis Hamilton saiu para a pista, mas a chuva aumentou em Suzuka. Magnussen, por sua vez, subiu para a quinta posição com a Haas, duas posições à frente de Mick Schumacher.
George Russell foi à pista com pneus intermediários e marcou o 18º tempo, uma posição à frente de Hamilton. No mesmo momento, Ricciardo, Sainz e Leclerc escaparam da pista, sem causar bandeiras amarelas. O monegasco deixou os boxes com pneus para chuva extrema restando 12 minutos para o final do treino em Suzuka.
Com exceção de GuanYu Zhou, os pilotos optaram por ficar nos boxes nos dez minutos finais da sessão. Assim, Alonso terminou com o melhor tempo, seguido por Sainz e Leclerc. Verstappen finalizou a atividade na sexta posição. Ainda houve tempo para Mick Schumacher bater sua Haas após o fim do treino.
Deixe seu Comentário