Card image
Fórmula 1
Circuitos de rua correspondem a quase um terço do calendário da F1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/01/2023
  • Atualizado: 22/01/2023 às 18:22
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 sempre teve circuitos de rua em seus calendários, como a presença do circuito de Monte Carlo, em Mônaco, há décadas, pode cobrar. Durante os mais de 70 anos de história da categoria, diversos traçados urbanos foram usados, mas nunca tantos deles estiveram no cronograma de Grandes Prêmios no mesmo ano. Em 2023, serão nada menos que sete corridas em circuitos de rua entre os 23 GPs confirmados.

Fórmula 1
Mônaco é uma das pistas de rua mais usadas da história da F1. (Foto: Scuderia Ferrari)

Se considerarmos os últimos anos, entre 1996 e 2007, a categoria tinha apenas dois circuitos urbanos em seu calendário: Monte Carlo, em Mônaco, e Melbourne, na Austrália. A lista aumentou em 2008 com as adições de Marina Bay, em Singapura e de Valência, que recebeu o Grande Prêmio da Europa. Este número seguiu até 2012, quando a pista espanhola recebeu a F1 pela última vez.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

De 2013 até 2015, a categoria máxima do esporte a motor mundial seguiu com Monte Carlo, Melbourne e Marina Bay como únicas corridas em circuitos de rua. A partir de 2016, um quarto circuito urbano apareceu no calendário: Baku, no Azerbaijão. As pistas seguiram no calendário de forma ininterrupta até 2019, pois em 2020, com a pandemia de Covid-19, não houve corridas neste tipo de traçado.

LEIA MAIS:

Ex-chefe da Ferrari, Arrivabene é banido do futebol italiano por 24 meses
Arábia Saudita tentou comprar a F1, mas Liberty Media negou proposta
Alfa Romeo confirma data de lançamento do carro 2023
Vasseur comenta trabalho essencial dos pilotos na F1

As pistas de rua voltaram a aparecer em 2021, com Monte Carlo, Baku e a chegada de Jedá, na Arábia Saudita. Melbourne só retornou ao calendário em 2022, bem como Marina Bay. Além disso, um novo traçado foi adicionado ao calendário: Miami, nos Estados Unidos, totalizando seis corridas em circuitos urbanos. Todas estas permanecem no calendário de 2023, com a adição do circuito de Las Vegas, também nos Estados Unidos.

Com tudo isso, não é exagero dizer que ter bons resultados em traçados urbanos passa a ser um fator para pilotos e equipes que buscam lutar pelo título mundial. Maus desempenhos em praticamente um terço do calendário significam deixar qualquer disputa pelo título.

Confira quais são os circuitos urbanos da temporada 2023 da F1:

Jedá (Arábia Saudita)
Albert Park (Austrália)
Baku (Azerbaijão)
Miami (Estados Unidos)
Monte Carlo (Mônaco)
Marina Bay (Singapura)
Las Vegas (Estados Unidos)

Deixe seu Comentário

Comentários