Card image
Competições
Castroneves lidera Bump Day e brigará pela pole da Indy 500

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/05/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:45
  • Por: Leonardo Marson
Castroneves tentará sua quinta pole position em Indianápolis neste domingo. (Foto: IndyCar)

Helio Castroneves foi o piloto mais rápido do Bump Day, primeiro dia de classificação das 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro, que disputa a 102ª edição da mais importante prova do automobilismo americano pela Penske, registrou uma média de 228.919 milhas por hora em sua sequência de quatro voltas pelo Indianapolis Motor Speedway neste sábado (19), se colocando no grupo dos nove pilotos que disputarão a pole position neste domingo.

O Bump Day começou ao meio-dia, pelo horário de Brasília, e teve uma paralisação de pouco mais de uma hora após dez pilotos registrarem tempo – Castroneves entre eles – por conta da chuva que atingiu o circuito oval de 2,5 milhas. Depois o tempo firmou e permitiu que todos os pilotos marcassem seus tempos normalmente.

A segunda colocação ficou com Ed Carpenter, piloto da Carpenter Racing que obteve 228.692 em sua sequência, ficando atrás apenas de Castroneves. Simon Pagenaud apareceu em terceiro, e foi seguido por Will Power, um de seus companheiros de Penske. Sébastien Bourdais foi o melhor piloto entre os competidores que têm motor Honda, e levou o carro da Dale Coyne na quinta posição.

Spencer Pigot se posicionou na sexta posição com o carro da Carpenter, e foi seguido por Josef Newgarden, com mais um carro da Penske. Scott Dixon arriscou uma sequência de voltas na hora final do Bump Day e garantiu a oitava posição com a Chip Ganassi, enquanto Danica Patrick, piloto que faz sua última corrida no esporte a motor, obteve a nona posição com a Carpenter e fecha a lista de quem disputará a pole position no domingo.

Os outros dois brasileiros passaram perto de se garantir na disputa da pole position, mas se garantiram com facilidade no grid da mais tradicional prova do automobilismo dos Estados Unidos. Tony Kanaan chegou a estar no grupo dos nove mais rápidos, mas terminou o dia com a 11ª colocação, imediatamente à frente de seu companheiro de equipe Foyt, Matheus Leist.

A grande surpresa do Bump Day foi a não classificação de James Hinchcliffe, piloto que disputa a Indy regularmente pela Schmidt Peterson. O canadense se viu fora do grupo dos 33 melhores ao ver Oriol Servià, da Scuderia Corsa, conseguir uma vaga na última fila, e tentou uma sequência de voltas quando restavam menos de 15 minutos para o fim do dia. Uma vibração no carro provocada por um pneu em mau estado, porém, impediu o dono do carro número 5 de tentar marcar tempo, deixando-o fora do grid.

A outra eliminada foi a inglesa Pippa Mann, figura carimbada no Brickyard nas últimas temporadas. A piloto não conseguiu em momento nenhum demonstrar um bom desempenho no Bump Day, e mesmo sendo a última a ir à pista, não conseguiu se colocar na 33ª posição, não conseguindo a classificação pela primeira vez desde que passou a correr na Indy.

Neste domingo (20), os pilotos partem à pista em dois blocos a partir das 15h30, pelo horário de Brasília. Primeiro, 24 pilotos definirão suas posições entre o décimo e o 33º lugar. Depois, os nove mais rápidos deste sábado disputarão a pole position para a corrida do próximo dia 27 de maio.

Foto: IndyCar

Deixe seu Comentário

Comentários