Vez por outra a indústria automotiva apresenta releituras de veículos antigos, que normalmente são produzidas em edições especiais. A Ford optou por fazer a mesma coisa, mas com um modelo que fez sucesso nas pistas na década de 1960. Estamos falando do Ford GT MK IV 2023, produzido especificamente para pista com inspiração no Ford GT40 MK IV de 1967, que venceu as 24 Horas de Le Mans.
Serão confeccionadas apenas 67 unidades, número alusivo ao ano em que o GT40 venceu a mais importante corrida de longa duração do planeta, e todas a mão. O preço é de US$ 1,7 milhões, ou R$ 8,9 milhões na conversão direta e sem considerar impostos. A entregas começarão a ser feitas a partir do primeiro semestre de 2023.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
O modelo mais moderno teve a aerodinâmica retrabalhada para ter mais desempenho em relação a versão de 1967. Apesar de ter uma assinatura em LED, não há faróis, tampouco retrovisores. Assim, o Ford GT MK IV 2023 só pode ser usado em pistas de corridas, sem poder rodar nas ruas.
LEIA MAIS:
Fórmula E: Guenther coloca Maserati no topo em primeiros testes com Gen3
Não foram revelados todos os detalhes sobre o motor que equipará o supercarro, mas a Ford garante que ele será um EcoBoost biturbo exclusivo capaz de gerar mais de 800 cv de potência. A expectativa é de que o Ford GT MK IV 2023 tenha um motor mais forte que o V6 de 3.5 usado no GT padrão.
A fabricante americana ainda revela que uma transmissão de corrida foi adicionada ao modelo, que também teve o entre-eixos alongado. Já a suspensão utilizada é a Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic. Com tudo isso, o desempenho do veículo deve ser dos mais fortes em pista.
Apesar de ser uma série comemorativa de um modelo que inegavelmente fez sucesso nas pistas mais conhecidas do planeta, o Ford GT será aposentado. A terceira geração do modelo deixará a linha da fabricante americana e não deverá mais ter versões produzidas pensando em circuitos.
Deixe seu Comentário