Sob um calor de 36 graus em Goiânia (GO) e sobre um calor de 62ºC no asfalto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, a Stock Car realizou neste sábado (22) a décima e penúltima etapa da temporada. As corridas no circuito misto de 3.835 metros, sempre movimentadas, tiveram vitórias de Cesar Ramos e Nelsinho Piquet.
Foi a primeira conquista de Ramos na Stock Car e a terceira de Piquet, quebrando uma hegemonia na capital de Goiás que durava desde a corrida 2 realizada em 18 de abril de 2021: deste então, foram duas etapas, sempre com vitórias ou de Ricardo Maurício ou de Rubens Barrichello – Rubinho soma oito vitórias em Goiânia e é o maior vencedor da pista.
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Das 12 curvas do Autódromo de Goiânia, cinco exigem frenagens com redução superior a 100 km/h em poucos metros; no traçado externo, de apenas três curvas, uma das frenagens reduz a velocidade em quase 160 km/h em menos de cinco segundos. Forças nas frenagens podem chegar a 1,6 G; pastilhas de freio Fras-le suportam até 850 graus de temperatura, enquanto os discos de freio Fremax são projetados para até 720 graus Celsius; previsão para temperatura ambiente neste domingo é de 33ºC com 80% de possibilidade de chover na parte da tarde.
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Cesar Ramos largou da pole position – a quarta de sua carreira – e controlou a corrida: só não esteve na liderança quando fez seu pit stop, e ainda marcou a volta mais rápida da corrida. Primeira vitória com estilo, seguido por Ricardo Zonta, Ricardo Maurício, Galid Osman, Daniel Serra, Thiago Camilo, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Matías Rossi e Bruno Baptista fechando os dez primeiros que inverteram a ordem de posições para a largada da corrida 2.
No decorrer da prova, Piquet ganhou posições e contou com ótima estratégia. Foi um dos últimos a parar para troca de pneu e com isso saiu à frente de Bruno Baptista – que começou a perder terreno com o desgaste dos pneus. Nelsinho venceu e o pódio repetiu o segundo e terceiro colocados de momento – Zonta e Maurício.
Pouco depois, Maurício foi punido com a adição de 20 segundos a seu tempo de prova – derrubando-o de terceiro para o 18º lugar e promovendo Bruno Baptista ao pódio na terceira posição.
A disputa pelo título ficou eletrizante. Então líder da tabela, Gabriel Casagrande não pontuou na primeira prova e foi 12º na complementar. Enquanto isso, Daniel Serra fez um quinto e um oitavo lugar, subindo para 271 pontos, deixando o campeão de 2021 com 268 em terceiro – empatado com o novo vice-líder Rubens Barrichello, sétimo e sexto neste sábado, e que tem mais vitórias no ano que Casagrande. São apenas três pontos separando os três primeiros colocados – 13 em se considerando o quarto colocado Matías Rossi.
A disputa da 11ª e penúltima etapa, neste domingo (23), seria realizada no circuito oval de 2.695 metros. Entretanto, diante da alta probabilidade de chuva para o período – a largada está programada para as 14h10 – a direção de prova já anunciou que as corridas serão realizadas no circuito misto de 3.835 metros.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Falem, pilotos!
“Quando se larga na pole e tem um carro rápido, as coisas ficam mais fáceis. Claro que foi uma corrida difícil, porque eu mesmo já havia largado da pole outras três vezes e não consegui vencer. O carro estava muito bom e dei muito gás no começo, mas sem exagerar. Eu tinha carro para o começo da corrida, para o meio e para o final. Eu queria entrar no pit stop com uma boa vantagem para poder fazer tudo com calma e sair sem riscos. A estratégia foi perfeita e não quis correr nenhum risco – até exagerei no uso do push para cortar o barato de quem tentava se aproximar. Quero sentir esse momento, comemorar, porque a gente merece. Amanhã é um novo dia e vou querer muito mais. Foi muito especial”
(Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30)
Vencedor da Corrida 1
“Dedicação e trabalho da equipe, que vem trabalhando muito forte. Tenho passado bastante tempo com eles na oficina, tentando entender cada detalhe, o que melhorar. E quando o carro chega na pista já bom, isso é o resultado de um trabalho excelente na oficina. Eles sacrificam muitas horas e merecem estes resultados – passam muito tempo longe da família. É o resultado de muito trabalho.
(Nelsinho Piquet, Motul TMG Racing, Toyota Corolla #33)
Vencedor da Corrida 2
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