Com 523 inscrições já confirmadas, a 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart já é a maior da história do evento. O número supera em uma inscrição o recorde anterior, também estabelecido no kartódromo Beto Carrero, em 2017.
Na ocasião, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) foi premiada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pela realização do maior campeonato de kart do mundo até então. O recorde deste ano deve ser ainda maior, já que as inscrições seguem abertas.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Com início na próxima semana (terça-feira, dia 6) e término no dia 18, o grande número de competidores na edição deste ano levou a CBA, por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), a realizar mudanças e adequações nos horários e formato da disputa em algumas categorias. O objetivo é tornar a competição o mais justa possível, além de visar especialmente pela segurança dos kartistas.
LEIA MAIS:
Brasileiro de Kart terá recorde de mulheres no grid na história
Para garantir a transmissão de todas as finais ao vivo, do Grupo 1 (no sábado, dia 11) e do Grupo 2 (na semana seguinte, dia 18), as decisões também terão início às 11 horas e serão exibidas ao vivo no SporTV. As tomadas e baterias classificatórias seguem ao vivo no canal do Youtube da CBA BR Kart.
Para conferir a programação completa da 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, clique aqui.
“Estamos muito felizes por alcançarmos este novo recorde. É algo que nos motiva ainda mais a continuar trabalhando pelo crescimento e fortalecimento do kart no Brasil. Esperamos que seja uma edição inesquecível do Brasileiro para todos os competidores, patrocinadores, público e fãs do esporte. Essa nova demanda nos obrigou a realizar algumas adequações e mudanças, com o objetivo de garantir um grande espetáculo, com disputas justas, mas priorizando sempre a segurança de todos”, destacou Rubens Carcasci, presidente da CNK.
No Grupo 1, com as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 SS / SSM, OK FIA e OK Júnior, a principal mudança no formato de disputa se dará na Cadete, que chegou ao limite de 70 inscritos.
A princípio, os 70 pilotos seriam divididos em dois grupos na tomada de tempos, com 35 kartistas em cada um. Os 20 primeiros de cada tomada seguiriam para a fase de grupos e os outros 30 participariam de uma prova de repescagem, onde os 14 melhores passariam para a fase seguinte, com 16 competidores já sendo eliminados.
“Para que os pilotos tivessem mais chances e pudessem disputar mais provas, fizemos uma mudança no formato da Cadete. Agora, eles serão divididos em quatro grupos, dois com 18 pilotos e dois com 17 pilotos e correrão entre si. Teremos a tomada de tempos na quinta-feira, no lugar do quarto treino livre da categoria, e depois eles já começam as corridas entre os grupos. Os 36 melhores, após essas seis baterias classificatórias, seguirão para a final no sábado”, explicou Carcasci.
No Grupo 2, a principal modificação acontecerá na categoria Sprinter, que englobava os pilotos Novatos e Sênior B. “Como o número de inscritos na Sprinter já passou do limite para entrarem na pista ao mesmo tempo, a divisão já aconteceria. Então, optamos por separá-los mesmo. Desta forma, Novatos e Sênior B correrão de forma independente”, contou Carcasci.
As outras categorias em disputa no Grupo 2 serão: Júnior Menor, Júnior, Graduados A e B, KZ Graduados + KZ Sênior, Sênior A, SS/SSM e F4 Sênior.
O novo adendo com as mudanças ao regulamento da 56ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart também pode ser conferido no site da CBA.
Deixe seu Comentário