Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

CBA veta Tarumã e Stock Car visitará Londrina em outubro

Autor: Leonardo Marson


A Stock Car anunciou na noite da última sexta-feira (21) uma mudança no calendário da atual temporada. A décima etapa, marcada inicialmente para o dia 21 de outubro no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), no mesmo dia.

LEIA MAIS:
Cacá Bueno lidera último treino da Stock Car no Velo Città
Casagrande domina sexta-feira de treinos em Mogi Guaçu

De acordo com a Vicar, empresa promotora da categoria, as obras para melhorias na segurança do autódromo solicitadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) não foram realizadas, fazendo com que a entidade máxima do esporte no País vetasse o local para receber a principal categoria do Brasil.

A promotora da Stock Car foi informada do veto de Tarumã pela CBA na última quarta-feira (19), e anunciou dois dias depois Londrina como nova sede da etapa. A cidade do norte paranaense já recebeu uma rodada dupla neste ano, no dia 6 de maio, e teve corridas vencidas por Max Wilson e Lucas di Grassi.

De acordo com o site GloboEsporte.com, Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA, detectou uma série de problemas no circuito gaúcho, como áreas de escape pequenas entre as curvas 8 e 9, e árvores após os guard-rails neste ponto. A curva 1 também tem uma área de escape pequena.

Desde então, CBA, Vicar e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) se esforçaram para manter a prova em Tarumã, com a entidade nacional buscando viabilizar um empréstimo para as obras, sem conseguir as garantias financeiras para a operação. Investidores também foram procurados, mas esbarraram no mesmo problema. Tarumã é controlado pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com a publicação, Morales pediu mudanças na segurança de seis autódromos do País: Londrina, Santa Cruz do Sul, Velopark, Cascavel, Goiânia e Tarumã. Apenas a pista localizada em Viamão não realizou as obras de adequação.

Tarumã foi inaugurado em 8 de novembro de 1970, e jamais passou por uma reformulação em suas instalações. A pista também foi a primeira a receber a Stock Car, em 22 de abril de 1979. Na 40ª temporada da história da categoria, a pista não receberá provas.

Foto: Duda Bairros


Racing Online

Racing Online

error: Conteúdo protegido!