Alessandro Zanardi completou nessa quarta-feira (8) 294 voltas com um carro do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, adaptado às suas necessidades. A atividade aconteceu no circuito de Vallelunga, na Itália, e serviu de preparação para o italiano, que perdeu as duas pernas em um acidente durante a etapa de Lausitzring da Champ Car, em 2001, para a disputa da etapa de Misano do torneio germânico.

LEIA MAIS:
Alex Zanardi volta às pistas e corre etapa de Misano do DTM

O bicampeão da Champ Car disputou diversas categorias de Turismo após o acidente freando o carro com a prótese. A BMW, equipe que defenderá no DTM, desenvolveu um sistema de acionamento dos freios no volante do veículo. Para o italiano, a atividade foi das mais positivas.

“O avanço em relação ao sistema anterior é enorme. Dirigir um carro de corrida como o BMW M4 DTM é fisicamente muito exigente. Para mim, seria muito mais estressante se continuasse a frear com a minha prótese como tenho feito até agora”, disse Zanardi, que admitiu ainda achar esquisito ter a parte de baixo do cockpit vazia.

“Eu admito que me senti muito estranho tendo o espaço para os pés completamente vazio e sem uma caixa de pedais na minha frente, pensei: ‘Isso é estranho!’ Mas devo dizer que todo o sistema funcionou muito intuitivamente para mim”, seguiu o italiano, que admite não ter a mesma velocidade de anos atrás.

“Eu não vou andar mais rápido, mas com o sistema antigo nunca alcançaria o que alcancei em dois dias aqui. Completei tantas voltas com um carro que nunca tinha pilotado antes, o BMW M4, e depois de passar dois anos sem correr. Seria impossível com a solução que eu tinha antes. Do ponto de vista físico, sou um piloto diferente”, completou.

A etapa de Misano do DTM será disputada entre os dias 25 e 26 de agosto.

Foto: BMW

Deixe seu Comentário