Toyota de Alonso fatura pole provisória em Le Mans

Autor: Leonardo Marson


Nakajima é companheiro de Alonso na Toyota. (Foto: Adrenalmedia)

O Toyota TS050 Hybrid número 8, que conta com Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima na pilotagem, tem a pole position provisória para as 24 Horas de Le Mans, segunda etapa da temporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance. Na primeira classificação para a prova, realizada nesta quarta-feira (13), Nakajima foi o responsável por anotar 3min17s270, garantindo a posição de honra até aqui.

A segunda posição também ficou com um protótipo do time japonês, o numeral 7, conduzido por Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María López. Com Kobayashi na pilotagem, o trio ficou 0s107 atrás dos companheiros de equipe. Stéphane Sarrazin, Matevos Isaakyan e Egor Orudzhev aparecem na terceira posição com um BR Engineering, da SMP Racing.

A quarta posição ao final da primeira classificação nesta quarta-feira ficou com o Rebellion R13 conduzido por Bruno Senna, que tem como companheiros de pilotagem Andre Lotterer e Neel Jani. O time suíço, que retorna à classe LMP1 nesta temporada, ainda completou o grupo dos cinco melhores da sessão com o trio formado por Thomas Laurent, Mathias Beche e Gustavo Menezes.

Pela classe LMP2, quem tem a pole position provisória é o Oreca 07 preparado pela IDEC, que viu Paul-Loup Chatin anotar 3min24s956, melhor tempo da classe. O francês, que é companheiro de Memo Rojas e Paul Lafarge, foi seguido pelo trio gaulês formado por Loïc Duval, François Perrodo e Matthieu Vaxivière. Jean-Eric Vergne, parceiro de Roman Rusinov e Andrea Pizzitola, ficou com a terceira posição.

Entre os brasileiros da classe LMP2, André Negrão, parceiro de Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet, ficou com a quinta colocação conduzindo um Ligier JSP 217. Já Felipe Nasr, que tem como parceiros em Le Mans Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto, completou a sessão com o oitavo melhor tempo com um Dallara P217.

Na classe LMGTE-Pro, a primeira posição no grid até aqui pertence ao Porsche 911 RSR conduzido por Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki, que marcaram no melhor dos giros 3min47s504. Outro Porsche, este pilotado por Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor, ficou com a segunda posição, e foram seguidos pelo Ford GT da Chip Ganassi de Stefan Mücke, Olivier Pla e Billy Johnson.

Atual campeão de Le Mans na LMGTE-Pro, Daniel Serra aparece na quinta posição do grid da classe. O brasileiro corre com uma Ferrari 488 GTE EVO e terá como parceiros Alessandro Pier Guidi e James Calado. Tony Kanaan, Harry Tincknell e Andy Priaulx colocaram o Ford GT da Chip Ganassi na oitava posição, enquanto Augusto Farfus, Antonio Félix da Costa e Alexander Sims estão com o nono posto com um BMW M8 GTE. Pipo Derani, Toni Vilander e Antonio Giovinazzi ficaram com a 15ª posição com uma Ferrari.

Khaled Al Qubaisi, Matteo Cairoli e Giorgio Roda foram os melhores da classe LMGTE-Am, anotando 3min50s728 com um Porsche 911 RSR. Christian Ried, Matt Campbell e Julien Andlauer, com outro Porsche, ficaram com o segundo posto ao final da sessão, enquanto Michael Wainwright, Ben Barker e Alex Davison com mais um equipamento da marca alemã, completaram o top-3.

A segunda parte da classificação das 24 Horas de Le Mans acontece a partir das 14h desta quinta-feira (14).

Foto:


[fbcomments url="http://racingonline.com.br/noticias/toyota-de-alonso-fatura-pole-provisoria-em-le-mans/" count="off" num="10" ]