Card image
Notícias
Nikolaev vence quinta especial do Dakar nos caminhões

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/01/2019
  • Atualizado: 11/01/2019 às 23:20
  • Por: Leonardo Marson

Eduard Nikolaev, Evgenii Iakovlev e Vladimir Rybakov venceram nesta sexta-feira (11) a quinta especial do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Tacna e Arequipa, no Peru. Com um caminhão Kamaz, o trio completou os 452 quilômetros da especial em 5h53min33s, garantindo desta forma a terceira vitória em um estágio nesta edição da mais importante prova fora de estrada do planeta.

LEIA MAIS:
Loeb triunfa nos carros, e Al-Attiyah lidera o Dakar
Cavigliasso vence nova especial e dispara nos quads
Sunderland ajuda Gonçalves e herda vitória em especial
De Soultrait vence nas motos. Brabec mantém liderança
Gonçalves sofre traumatismo craniano e está fora do Dakar

A segunda posição ficou com outro trio russo da Kamaz, este formado por Dmitry Sotnikov Dmitrii Nikitin e Ilnur Mustafin, que completaram o percurso 3min15s atrás dos vencedores. Os bielorrussos Siarhei Viazovich, Pavel Haranin e Andrei Zhyhulin, com um Maz, foram os terceiros, e foram seguidos por Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov, da Kamaz. Ton van Genugten, Bernhard der Kinderen e Peter Willemsen, com um Iveco, fechou o top-5.

A especial foi marcada por uma disputa acirrada entre Nikolaev e Sotnikov, que estiveram na maior parte do tempo apenas um minuto longe um do outro. A distância só aumentou no último waypoint. Além disso, a parte final do estágio foi cancelada por conta do forte nevoeiro que atingiu a região por onde os competidores passavam.

Após cinco especiais, Nikolaev lidera o Dakar com 19h45min37s acumulados, e carrega uma vantagem de 11min54s em relação ao segundo colocado, Sotnikov. Karginov aparece em terceiro, 16min45s distante do líder, e é seguido por Gerard de Rooy, quarto colocado geral, quase duas horas atrás de Nikolaev, e sexto na especial desta sexta-feira. Van Genugten completa a lista dos cinco primeiros.

O sábado (12) será de descanso para os pilotos do Dakar, que voltarão para as trilhas apenas no domingo, quando deixam Arequipa e seguem em direção a San Juan de Marcona. O trecho total tem 810 quilômetros, sendo 291 de trecho cronometrado.

Foto: Red Bull Content Pool

Deixe seu Comentário

Comentários