Card image
Notícias
LPA repudia briga nas 500 Milhas de Kart

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/12/2017
  • Atualizado: 19/12/2017 às 17:24
  • Por: Leonardo Marson
Rodrigo Dantas imobilizou Tuka Rocha e passou a agredir o rival. (Foto: reprodução/TV)

Responsável por organizar as 500 Milhas de Kart, a Liga Paulista de Automobilismo divulgou, através de nota nesta terça-feira (19) seu repúdio a briga protagonizada pelos pilotos Rodrigo Dantas e Tuka Rocha durante a prova realizada no último sábado. A atitude segue o que a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) afirmou no último domingo, horas depois do término da prova no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

De acordo com o presidente da LPA, Marcello Hirsch, a entidade, que apesar de independente é chancelada pela CBA, tomará todas as medidas cabíveis para punir os culpados por tudo o que aconteceu no final da prova no último sábado. Sobre as desclassificações, a entidade afirma que seguiu as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Confira abaixo a nota divulgada pela LPA

A Liga Paulista de Automobilismo vem a público manifestar repúdio aos fatos ocorridos na prova denominada “500 Milhas de Kart Granja Viana 2017”, realizada neste último dia 16 de dezembro.

Durante a prova pilotos de equipes concorrentes procederam de forma irregular e antidesportiva, culminando com cenas lamentáveis e que denigrem o esporte, a competição e a imagem dos pilotos como um todo.

Como entidade legítima, organizada e constituída formalmente para administrar provas e campeonatos, com a aprovação da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), a Liga Paulista de Automobilismo faz questão de vir a público e esclarecer que todas as medidas necessárias e ao seu alcance serão tomadas, sempre respeitado o direito à ampla defesa, ao devido processo legal e ao contraditório.

O desagradável episódio amplamente divulgado pela mídia denigre a imagem do esporte, ainda mais em um evento clássico e importante do calendário nacional. Além de seu caráter festivo, celebrando a competição e a velocidade com mais de 300 pilotos, todos federados e incluindo grandes nomes do automobilismo mundial, com passagens pela F-1, Indy etc, a 500 Milhas de Kart sempre foi um evento de confraternização entre pilotos, mote principal que foi deixado em segundo plano por alguns poucos competidores envolvidos.

Seguindo o mesmo estatuto da CBA, que por sua vez segue as mesmas normas desportivas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), as equipes envolvidas foram desclassificadas. Depois da prova, outros procedimentos e punições poderão ser adotadas à luz dos fatos e provas, o que passa a ser competência do Tribunal de Justiça Desportiva da LPA.

Lamentando o ocorrido, a LPA permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Marcello Hirsch

Deixe seu Comentário

Comentários