Responsive Menu
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Lorenzo liderou mais voltas na temporada 2018 da MotoGP

Autor: Leonardo Marson


Jorge Lorenzo é o piloto que mais liderou voltas na atual temporada da MotoGP. O espanhol, que está de saída da Ducati para assumir o lugar ocupado atualmente por Dani Pedrosa na Honda, esteve na primeira colocação em 75 das 191 voltas disputadas nas oito primeiras etapas do campeonato da principal categoria do Mundial de Motovelocidade, um equivalente a 39,3% dos giros.

Atrás do sétimo colocado na tabela de pontos da MotoGP neste quesito aparece Marc Márquez, líder do campeonato, que tem 71 voltas completadas como líder de corrida, ou 37,1%. Apesar disso, o piloto da Honda venceu quatro vezes no ano. Johann Zarco, da Tech3 Yamaha, aparece em terceiro nesta estatística, com 19 voltas completadas como líder, todas elas nas duas primeiras etapas do ano, no Qatar e na Argentina.

Jack Miller é o quarto no quesito de voltas lideradas no ano, com 11 giros ponteados, todos na Argentina. Andrea Dovizioso, atual vice-campeão da MotoGP, liderou cinco voltas no Qatar, e só voltou a aparecer na primeira posição na Holanda, por três voltas, totalizando oito no ano. Cal Crutchlow, da LCR Honda, esteve na frente por quatro giros no ano.

Outros três pilotos lideraram somente uma volta no ano. Álex Rins, da Suzuki, foi líder por uma volta no GP da Argentina, enquanto Valentino Rossi e Maverick Viñales, companheiros de equipe na Yamaha, estiveram na liderança durante o GP da Holanda, em Assen.

As estatísticas de voltas lideradas mostram que apenas duas corridas tiveram pilotos liderando todos os giros: Márquez, que ponteou as 20 passagens na Austrália, e Lorenzo, líder por todas as 23 voltas em Mugello. Já a confusa etapa da Argentina e o movimentadíssimo GP da Holanda tiveram cinco pilotos se revezando na liderança da corrida.

Márquez é também o piloto que liderou mais corridas nesta temporada. Das oito provas do ano, o espanhol só não liderou nenhuma volta no GP da Itália. Já Miller, Crutchlow, Rins, Rossi e Viñales apareceram na primeira colocação apenas em um Grande Prêmio no ano.

Veja na tabela abaixo quantas voltas e em quais circuitos cada piloto liderou na MotoGP:

Foto: Ducati