Card image
Nascar
Austin Dillon vê Almirola bater no fim e vence a Daytona 500

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/02/2018
  • Atualizado: 18/02/2018 às 20:50
  • Por: Leonardo Marson
Dillon liderou apenas uma volta para vencer em Daytona. (Foto: Getty Images)

Austin Dillon liderou apenas uma volta, mas conquistou a vitória na Daytona 500, prova que abriu a temporada 2018 da Nascar. O piloto do carro número 3 passou quase despercebido na corrida, mas se aproveitou de um acidente com Aric Almirola na última volta da prova deste domingo (18), encerrada na prorrogação, para tomar a liderança e seguir para a vitória, sua primeira na mais importante corrida da categoria americana.

A segunda colocação terminou nas mãos de Darrell Wallace Jr., que bateu Denny Hamlin por apenas 0s002. Hamlin, aliás, precisou escalar o pelotão após ser punido no início da prova por uma irregularidade na parada nos boxes, e iniciou a prorrogação na liderança. Joey Logano, outro que teve diversos problemas durante a corrida, terminou em quarto, seguido por Chris Buescher.

Paul Menard, que esteve entre os líderes durante boa parte da corrida, terminou na sexta colocação, logo à frente de Ryan Blaney, piloto que mais liderou voltas em Daytona, com 114 giros na primeira posição. O oitavo lugar ficou com Ryan Newman, que foi seguido por Michael McDowell. O grupo dos dez primeiros foi completado por AJ Allmendinger, outro que pouco apareceu na prova.

A corrida teve três acidentes mais fortes, com destaque para o Big One ocorrido na penúltima das 200 voltas programadas inicialmente pela direção de prova. Kurt Busch disputava posição com Ryan Blaney quando rodou, levando outros competidores ao muro, e forçando a prorrogação.

A Nascar prossegue no próximo domingo (25), com a realização da etapa de Atlanta.

Confira como foi a corrida

A prova teve início às 17h, pelo horário de Brasília, com Denny Hamlin tomando a primeira colocação ao superar o pole position Alex Bowman. Na oitava volta a bandeira amarela precisou ser acionada por conta do estouro do motor de Corey LaJoie. Na rodada de paradas nos boxes, Hamlin acabou punido após a equipe abastecer o carro com o número 11 fora da zona de parada.

A relargada aconteceu na volta 11, com Kurt Busch na ponta, mas logo Bowman retomou a liderança. Largando do fim do grid, Kyle Busch surgiu na quarta posição após 16 voltas, enquanto Daniel Suárez tocou o carro de Kasey Kahne, que escapou do acidente passando pelo pit lane. Erik Jones avançou no pelotão, e tomou a primeira posição na 23ª volta, enquanto Darrell Wallace Jr. raspou o muro quatro giros mais tarde.

Kyle Busch teve um pneu estourado e se viu obrigado a visitar os boxes em bandeira verde na volta 29. Cinco giros depois, foi a vez de Ricky Stenhouse Jr. tomar a primeira colocação. Chase Elliott, sempre andando entre os primeiros, foi o próximo a liderar a corrida, ao superar o piloto da Roush Fenway na volta 45. O piloto da Hendrick, porém, durou apenas dois giros nesta posição, sendo superado por Joey Logano.

A bandeira amarela foi acionada pela segunda vez na prova no giro 51, após Kyle Busch, que reportava vibrações em seu carro, perder ritmo e ser atingido por TJ Kennington. O acidente envolveu também Jamie McMurray. A relargada ocorreu na volta 56, e uma passagem depois, Kyle Larson escorregou, atingindo Logano, que foi obrigado a visitar os boxes.

O segmento terminou com um acidente. Primeiro, Stenhouse Jr. foi tocado por Ryan Blaney e ficou lento na pista. Então, Jimmie Johnson, Daniel Suárez, Ty Dillon, Erik Jones, William Byron e Kyle Larson bateram. O primeiro estágio, completado na volta 60, foi vencido por Kurt Busch, seguido por Bowman, Stenhouse Jr., Blaney e Martin Truex Jr..

A corrida foi reiniciada na volta 67, com Hamlin retornando a volta do líder. Blaney assumiu a primeira posição ao superar Bowman, e logo viu uma fila se formar atrás de seu carro da Penske, com Paul Menard em segundo, seguido por Keselowski. A corrida seguiu sem grandes alterações nas primeiras posições até a volta 92, quando Byron, de volta à pista, acertou o muro, forçando a entrada do Safety Car pela quarta vez na prova.

A relargada aconteceu na volta 98, e Martin Truex Jr., que não foi aos boxes, rapidamente foi superado por Blaney e Kevin Harvick, que tomaram as duas primeiras colocações. O piloto da Stewart-Haas, porém, logo foi superado por Keselowski, enquanto Hamlin, depois de ficar uma volta atrás, surgiu na 11ª colocação na volta 101.

A bandeira amarela foi acionada mais uma vez na 101ª volta, quando Chase Elliott rodou, levando com ele Harvick, Keselowski, Kasey Kahne, David Ragan e Danica Patrick, que desta forma encerrou sua carreira na mais importante categoria do automobilismo americano. Blaney manteve a primeira colocação, seguido por Truex Jr., Trevor Bayne, Paul Menard e Kurt Busch.

A prova teve reinicio na volta 109, e três giros depois, Ricky Stenhouse Jr. viu seu carro soltar fumaça, sendo obrigado a visitar os boxes. O segmento foi encerrado com vitória de Blaney, que foi seguido por Menard, Logano, Aric Almirola, Michael McDowell, Martin Truex Jr., Darrell Wallace Jr., Trevor Bayne, Austin Dillon e Denny Hamlin, que retornou ao top-10. Após as paradas nos boxes, Truex e Larson foram punidos pelos comissários.

O segmento final teve a bandeira verde acionada com 74 voltas para o final da prova, com Hamlin avançando para a terceira posição. Quem apareceu no top-10 foi Matt DiBenedetto, ocupando a sétima colocação, avançando um posto quando Bayne teve que ir aos boxes com um furo de pneu.

Com 60 voltas para o final da corrida e uma fila única, o grupo dos cinco primeiros passou a contar com Blaney, Logano, Hamlin, Bowman e DiBenedetto. Os pilotos que estavam mais atrás na classificação iniciaram uma rodada de paradas nos boxes com 44 voltas para o final, e Kyle Busch, cinco voltas atrás dos líderes, foi penalizado pelos comissários ao passar acima do limite de velocidade nos boxes.

Exceção feita a Hamlin, todos os pilotos que estavam na volta do líder foram aos boxes quando restavam 30 voltas para o final da corrida, com Logano entrando no pit lane rápido demais, o que lhe custou uma punição. O piloto do carro número 11 veio aos boxes no giro seguinte, retornando em oitavo. A prova passou a ter o top-5 formado por Blaney, Truex Jr., Kurt Busch, Bowman e Ryan Newman.

Com uma única linha de pilotos, os concorrentes passaram a se arriscar em uma segunda trajetória. Primeiro, Ryan Newman tentou por dentro, mas ficou sozinho e despencou para o nono lugar. Depois, a bandeira amarela foi acionada pela sétima vez em Daytona, com William Byron rodando mais uma vez.

A prova recomeçou com sete voltas para o encerramento da prova, e Kurt Busch partiu para o ataque, assumindo a primeira posição na abertura da volta 195. Blaney retomou a primeira posição, mas foi ultrapassado por Hamlin. Na penúltima volta, Kurt Busch rodou enquanto disputava posição com Blaney, provocando um acidente com outros sete carros. DiBenedetto, Bowman, Stenhouse Jr., Gaughan se envolveram.

A prova recomeçou com a prorrogação, e Aric Almirola superou Hamlin para tomar a primeira colocação, enquanto Austin Dillon partiu para o ataque, tomando o segundo posto. Na abertura da última volta, o piloto do carro número 10 bateu, cedendo a liderança para Dillon, que seguiu para vencer a prova. Darrell Wallace Jr. completou em segundo, lado a lado com Hamlin.

Foto: Getty Images

Deixe seu Comentário

Comentários