Card image
Fórmula E
Di Grassi bate Wehrlein e lidera TL1 da F-E em Santiago

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/01/2019
  • Atualizado: 26/01/2019 às 10:12
  • Por: Leonardo Marson

Lucas di Grassi foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o ePrix de Santiago, terceira etapa da temporada 2018/2019 da Fórmula E. Na parte final da atividade realizada na manhã deste sábado (26) no circuito montado no Parque O’Higgins, na capital chilena, o piloto da Audi Sport cravou a melhor volta em 1min08s630, garantindo a ponta na folha de tempos.

LEIA MAIS:
Piquet diz que polêmica com Massa é “desnecessária”
Confira os horários do ePrix de Santiago de Fórmula E
Piquet busca boa classificação em Santiago para mirar pontos
Fórmula E: Di Grassi espera “corrida diferente” em Santiago

A segunda posição ficou com Pascal Wehrlein, piloto da Mahindra que chegou a pontear o treino nos minutos finais, mas que acabou superado em 0s146 por Di Grassi. Sam Bird, com um carro da Virgin, foi o terceiro, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Robin Frinjs. Atual campeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne foi o quinto mais rápido com o equipamento da DS Techeetah.

António Félix da Costa acabou o treinamento com o sexto melhor tempo. O português da BMW Andretti foi seguido por Oliver Turvey, da NIO, e por André Lotterer, da DS Techeetah. Companheiro de Di Grassi na Audi Sport, Daniel Abt acabou o treinamento com a nona posição, enquanto Jérôme D’Ambrosio, líder do campeonato, fechou o top-10 com um equipamento da Mahindra.

Se Di Grassi liderou, os outros dois brasileiros acabaram o primeiro treino do final de semana com resultados apenas regulares. Felipe Massa, que passou a maior parte do treinamento no final da classificação, fechou a sessão com o 14º tempo com a Venturi. Nelsinho Piquet, por sua vez, passou a maior parte do ensaio entre os dez melhores, mas foi apenas o 16º com a Jaguar.

O treinamento contou com um acionamento da bandeira vermelha, provocada por um acidente com Sébastien Buemi, piloto da Nissan e.Dams. O suíço errou o contorno do S que existe no meio de uma curva de raio longo, e danificou a suspensão do carro. O treinamento ficou parado por 16 minutos, e a direção de prova optou por adicionar dez minutos aos 45 habituais da primeira atividade do dia.

A segunda sessão de treinos livres acontece logo mais, a partir das 11h15, pelo horário brasileiro de verão, e contará com transmissão dos canais da Fórmula E no YouTube e no Facebook.

Confira como foi o primeiro treino livre

A sessão foi iniciada pontualmente às 9h, com diversos pilotos saindo para a pista tão logo ela foi liberada. Logo com dois minutos de atividade, porém, Max Gunther ficou parado com o carro da Dragon na pista, forçando o acionamento de uma bandeira amarela localizada. Bird fez a primeira volta rápida da atividade com 1min13s364, pouco antes de a direção de prova acionar o Full Course Yellow por conta do carro de Gunther.

Após apenas um minuto de neutralização, a pista foi liberada novamente. Pascal Wehrlein tomou a ponta da tabela de tempos, mas logo acabou superado por Lucas di Grassi, que cravou 1min11s357 com o carro da Audi Sport. Na sequência, Sébastien Buemi acertou o muro com o Nissan e.Dams, provocando a paralisação do treino aos 13 minutos de atividade.

A sessão foi retomada 16 minutos depois, e a direção de prova optou por adicionar dez minutos ao treinamento, que passou a contar com 55 minutos. Di Grassi melhorou seu tempo para 1min10s262 em sua primeira volta após a reabertura da pista, enquanto Robin Frinjs pulou para a segunda posição, deixando Andre Lotterer em terceiro. Restando 19 minutos, Frinjs tomou a ponta ao marcar 1min09s821.

A Virgin viu, além de Frinjs, Bird se colocar na segunda colocação da folha de tempos, sendo seguido pelos dois pilotos da Audi, com Di Grassi à frente de Daniel Abt. Restando 14 minutos para o final da sessão, Jérôme D’Ambrosio passou reto em um dos cotovelos do trecho final da pista na capital chilena, mas voltou ao traçado na sequência. Pouco depois, Edoardo Mortara subiu para o sexto lugar com o carro da Venturi.

Frinjs melhorou sua marca quando restavam dez minutos, alcançando 1min09s059, enquanto Mortara subiu ainda mais na classificação, se colocando em segundo. Felipe Massa, por sua vez, travou os freios e escapou da pista. A Virgin seguiu revezando seus pilotos na ponta da folha de tempos, e viu Bird tomar a liderança do treino com 1min08s988.

Jean-Eric Vergne avançou para o terceiro lugar, mas quem tomou a liderança quando restavam dois minutos foi Wehrlein, com 1min08s776. Pouco depois, Alexander Sims quase bateu o carro da BMW Andretti no curvão, mas evitou o acidente. No minuto final, Di Grassi avançou para a primeira posição ao marcar 1min08s630, terminando o treinamento com o melhor tempo.

Foto: Audi Sport

Deixe seu Comentário

Comentários