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F1 acompanha desenvolvimento do Windscreen da Indy

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  • Publicado: 12/02/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:50
  • Por: Leonardo Marson
Teste do Windscreen foi feito na quinta-feira por Scott Dixon em Phoenix. (Foto: IndyCar)

A Fórmula 1 diz estar de olho no desenvolvimento do Windscreen, protetor de cockpit que foi testado pela IndyCar no último final de semana. Laurent Mekies, diretor de segurança da FIA, pretende conseguir informações do dispositivo da categoria americana para, talvez, utilizá-las no Mundial.

Diferente da Fórmula 1, que passará a utilizar o Halo nesta temporada, o Windscreen da Indy é uma espécie de parabrisa produzido pela PPG, que fabrica canoplas usadas em aviões caça. De acordo com o dirigente, a categoria se reúne com membros de outros campeonatos para discutir segurança no automobilismo.

“No que diz respeito a segurança, trabalhamos de perto com todas as categorias. Quatro vezes por ano nosso grupo se reúne com membros importantes na pesquisa por segurança. Então, nos encontramos com a Indy, com a Nascar, com o pessoal da Supercars da Austrália. Estamos completamente cientes do que cada um está fazendo”, comentou Mekies, em entrevista à revista americana Racer.

“Eles sabem exatamente o que fizemos na criação do halo e nós sabemos o que eles estão buscando ao explorar o caminho do Windscreen. Este intercâmbio funciona, e acho que já está claro quais são as vantagens e desvantagens das soluções. É muito bom que a Indy se esforce para desenvolver soluções, e talvez isso possa um dia complementar o trabalho que estamos fazendo”, seguiu, alertando que as categorias têm necessidades diferentes.

“Um dos aspectos importantes é: contra o que você está querendo proteger? Não há verdade absoluta nisso: ninguém está certo e ninguém está errado. Você escolhe a que você quer proteger e, depois disso, tem de aceitar se algo além disso acontece”, comentou Mekies.

“Nos encontraremos para ver onde os itens que eles testaram os colocam em termos de proteção. Você deve se lembrar que nós mesmos analisamos níveis diferentes de proteção. O escudo que testamos em Silverstone, no ano passado, tinham um nível de proteção levemente diferente, então trata-se de encontrar um bom meio termo”, completou.

Foto: IndyCar

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