Card image
Competições
Newgarden chega em segundo em Sonoma e é campeão da Indy

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/09/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:45
  • Por: Leonardo Marson
Newgarden é o primeiro americano campeão da Indy desde 2012. (Foto: IndyCar)

Josef Newgarden é o novo campeão da Verizon IndyCar Series. O americano, piloto da Penske, terminou o Grande Prêmio de Sonoma, última etapa do campeonato disputada na noite deste domingo (17) na segunda posição, o que foi suficiente para lhe garantir o primeiro título na mais importante categoria americana de monopostos.

A vitória ficou com Simon Pagenaud, que apostou em uma estratégia de quatro paradas e andou rápido o tempo inteiro, possibilitando fazer a última parada e retornar à frente de Newgarden, que fez uma parada a menos e liderou a prova durante muitas voltas. Will Power completou o pódio com a terceira posição. Scott Dixon, da Chip Ganassi, foi o quarto, seguido por Helio Castroneves.

Graham Rahal terminou em sexto com a Rahal Letterman, e foi seguido por Marco Andretti, da Andretti Autosport. Ryan Hunter-Reay, companheiro de Andretti, foi o oitavo, terminando à frente de Sébastien Bourdais, da Dale Coyne. Conor Daly, que chegou a liderar a prova, terminou em décimo com um carro da AJ Foyt. Tony Kanaan teve problemas na primeira volta e foi apenas o 15º.

Newgarden faturou o título com 17 pontos a mais em relação a Simon Pagenaud, que saiu da quarta para a segunda colocação. Scott Dixon foi o terceiro colocado, seguido por Helio Castroneves. Will Power completou o grupo dos cinco melhores.

Confira como foi a corrida

A largada teve Josef Newgarden mantendo a primeira colocação da prova, seguido por Will Power. Helio Castroneves conseguiu ultrapassar Simon Pagenaud, e assumiu o terceiro posto, seguido pelo francês. O grupo dos cinco melhores no fim da primeira volta tinha Scott Dixon. No complemento da primeira volta, Tony Kanaan sofreu um toque e foi para os boxes.

Castroneves tentou se aproximar de Power, que por sua vez buscava se aproximar de Newgarden. Na sétima volta, Takuma Sato teve um pneu furado, e foi obrigado a visitar os boxes. O líder da prova passou a abrir vantagem, alcançando 2s para Power.

Pagenaud visitou os boxes na volta 12, e colocou pneus macios. O francês voltou à pista na 15ª posição. Três voltas depois foi a vez de Alexander Rossi trocar os pneus e reabastecer. Dixon parou na volta 17, enquanto Newgarden, Power e Castroneves pararam na volta 18. O neozelandês da Ganassi tentou um ataque sobre Helinho, sem conseguir a ultrapassagem.

Sem ir para os boxes, Conor Daly assumiu a liderança, seguido por Pagenaud, que fez sua troca de pneus e reabastecimento antes que Newgarden, Power e Castroneves. O piloto da Foyt parou apenas na volta 20, e o francês pulou para a liderança da corrida. Power passou a se aproximar de Newgarden.

Em uma janela de paradas diferente, Pagenaud passou a disparar em relação a Newgarden, que conteve a aproximação de Power. Dixon, por sua vez, mantinha-se próximo de Castroneves, trazendo consigo Rahal. O piloto da Rahal Letterman tentou superar o neozelandês na volta 28, sem sucesso.

Pagenaud foi para os boxes fazer sua segunda parada na volta 30. Newgarden assumiu a liderança da prova, e manteve Power a uma distância segura. Na 40ª volta, Castroneves e Dixon foram aos boxes, e o brasileiro seguiu à frente do neozelandês. Na volta seguinte, Newgarden e Power trocaram pneus e reabasteceram, e o americano voltou à frente mais uma vez.

Com as paradas dos líderes, Pagenaud voltou para a liderança. Mais do que isso, o francês abriu 26s para Newgarden. Porém, escapou da pista. Depois, na volta 49, foi aos boxes pela terceira vez, retornando à frente de Castroneves na terceira colocação. O francês seguiu em ritmo forte, e superou Power para assumir a segunda posição.

Pagenaud passou a se aproximar de Newgarden, e trouxe a diferença para 1s5 na 57ª volta. Mais atrás, Dixon foi para sua terceira parada na volta 62, uma antes de Newgarden e Castroneves. Power trocou pneus e reabasteceu no giro 64, e o francês atual campeão da Indy voltou à liderança da corrida, e foi aos boxes na passagem seguinte.

O francês voltou à frente de Newgarden, que partiu para o ataque, sem conseguir a ultrapassagem. Melhor para Pagenaud, que tinha certeza de não precisar parar nos boxes, enquanto seu rival precisava economizar combustível. Apesar disso, o americano seguiu no mesmo ritmo, e trouxe Will Power consigo.

Pagenaud seguiu pressionado por Newgarden, mas garantiu a vitória na corrida. O americano, porém, conseguiu economizar combustível para completar 23 voltas com o mesmo tanque, garantir a segunda colocação na prova e o título.

Foto: IndyCar

Deixe seu Comentário

Comentários