Card image
Notícias
Quando 5 milhões de pessoas dependem apenas de outras 7 mil

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/03/2018
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:38
  • Por: Chico Lelis

É isso mesmo, dos mais de 10 milhões de habitantes da cidade de São Paulo, 5 milhões dependem da consciência ecológica de outras 7 mil, que estão distantes cerca de 150 km de distância da Capital. Essas 7 mil pessoas habitam a pequena e deliciosa Santo Antônio do Pinhal (SP), incrustada em plena Mantiqueira (poucos quilômetros antes de Campos do Jordão e muito sossegada, mesmo na temporada da inverno).

Para sorte dos paulistanos, Santo Antônio é habitado por pessoas que estão engajadas em um trabalho de conservação das nascentes que lá existem. Tudo dentro do projeto Águas da Mantiqueira, resultado da parceria entre a Fundação Toyota e a FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), com total apoio da prefeitura da cidade. As águas que nascem nas suas minas e fontes ajudam a abastecer grandes reservatórios que servem a capital.

Foto: divugação

O trabalho, que visa fazer um cálculo hidrológico da área do município, é uma pesquisa com a participação de 30 profissionais de diversas áreas, no campo da agricultura, planejamento das cidades, conservação de florestas e águas e também saúde, educação e segurança. São oito linhas de pesquisas a serem seguidas: Conservação da Biodiversidade, Hidrologia Florestal & Gestão de Recursos Hídricos, Urbanismo, Educação, Saúde, Agricultura Sustentável, Gestão Pública, História Econômica e Ambiental.

Diariamente estes profissionais, entre os quais membros do Instituto Biológico de São Paulo e Universidade de Taubaté, percorrem o município para verificar as condições de suas estradas (maioria de terra); procura de solo para agricultura (busca e manutenção de terras férteis); verificação da situação das escolas; levantamento dos animais que lá vivem e a situação, e também manutenção  das águas. Todo este trabalho visa fornecer à prefeitura de Santo Antônio dos Pinhais informações para o desenvolvimento do trabalho diário do município e a elaboração do seu Plano Diretor.

O levantamento em Santo Antônio será concluído em julho, quando então surgirá o que fazer com o cálculo da vazão de água, sempre centrado nas Soluções Baseadas na Natureza (SMN), conforme prega a ONU no seu trabalho de preservação.

Gonçalves e Sapucaí Mirim

O projeto tem Santo Antônio do Pinhal como seu embrião, piloto. Ele deverá ser ampliado em direção ao Sul de Minas, onde estão Sapucaí Mirim e Gonçalves. Também na serra da Mantiqueira. Ela começa na região bragantina e atravessa o Vale do Paraíba, passando por Santo Antônio e chegando ao Sul de Minas. Em estudo publicado na revista Science foi eleita o 8º local de área protegida mais insubstituível do planeta. É a maior província aquífera do Mundo de água mineral.

Este estudo é da União Internacional para Conservação, ( International Union for Conservation of Nature), quando foram  analisados  78 lugares, englobando 137 áreas protegidas em 34 países. Juntas, protegem a maioria das populações de 627 espécies de animais, incluindo 304 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo.

O Parque Nacional Kakadu (Austrália) está no primeiro lugar. O Brasil também aparece no ranking com Alto Rio Negro (6º lugar), Serra do Mar (7º) e o Vale do Javari (9º).

Sabem o rio da Prata, na Argentina?

Pois é, ele também depende do trabalho da população e do sucesso do Projeto Águas da Mantiqueira, da Fundação Toyota e a FUNDEPAG. Seu nascedouro é lá em Santo Antônio do Pinhal, conforme a foto mostra a vocês.

Vejam só a importância da nossa Serra da Mantiqueira.

Deixe seu Comentário

Comentários