Card image
Notícias
Brincadeira que virou coisa séria

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/09/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:38
  • Por: Fernando Amorim
Amorim começou a carreira em 1999 no Kart. (Foto: Fábio Davini)

Sempre fui apaixonado por automobilismo. Era torcedor do Nelson Piquet e Ayrton Senna, e não perdia uma corrida de Fórmula 1. Foi em 1999 que um amigo me convidou para andar de kart pela primeira vez. A partir deste momento, o que era apenas brincadeira começou a se tornar algo sério e um dos maiores prazeres da minha vida.

Comecei a andar em pistas do interior de São Paulo e, em 2003, participei da minha primeira temporada completa de kart, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (onde existe o autódromo de Piracicaba atualmente). Fui vice-campeão regional naquele ano, algo que me empolgou muito. Embalado pelo resultado, fui para São Paulo para participar do Campeonato Paulista.

Fui bem na temporada de 2004. Em 2005, disputei a categoria Master e obtive o título. Depois disso, surgiu o convite para competir com carros do tipo fórmula, inicialmente no Campeonato Paulista de Fórmula Ford. Mesmo mais velho que meus companheiros de pista, já na casa dos 30 anos, fui vice-campeão paulista da F-Ford de 2007, competindo contra uma molecada que hoje está entre os maiores nomes do automobilismo nacional. Meu próximo desafio foi em 2008, disputando o Paulista na Fórmula Renault.

Já em 2011, surgiu o convite para pilotar no Mercedes-Benz Challenge e embarquei na categoria C 250 Cup, na qual sempre fui competitivo. O carro é bastante seguro e me dá muito prazer ao conduzir. Inclusive, tive inúmeras provas da robustez e estabilidade tanto do C 250 quanto do CLA AMG Racing nesses sete anos de corrida.

O GP Brasil de Formula 1, em 2016, foi muito especial. Eu estava em quarto lugar, na subida da Curva da Junção, quando acabou o combustível do carro do Arnaldo Diniz justamente neste trecho e, por conta disso, consegui terminar a prova na terceira posição. Foi sensacional subir no pódio naquela prova, pois ele estava preparado para os vencedores da Formula 1 – exatamente como vemos na televisão. Além disso, o troféu que recebemos é uma miniatura fiel de um automóvel Mercedes-Benz de Fórmula 1, e foi autografado por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. A emoção foi muito grande! Planejo emoldurar esse troféu e deixá-lo em um lugar bem especial da minha casa. Ele merece!

Estou com 49 anos e não penso em aposentadoria; não tenho a menor intenção de parar de correr. Sigo me preparando fisicamente três vezes por semana para acompanhar os mais jovens nas curvas e freadas. Para mim, a idade não importa… O importante, mesmo, é acelerar!

Obrigado a todos pela torcida! Vejo vocês na pista.

Fernando Amorim Junior
Campeão regional no interior paulista (2003) e campeão do Estado de São Paulo (2005) de kart, foi também vice-campeão paulista de Fórmula Ford em 2007. Piloto do Mercedes-Benz Challenge desde 2011, ano de estreia do campeonato, Amorim Jr. atualmente está na equipe Mottim/Sul Racing na categoria CLA AMG Cup.

Deixe seu Comentário

Comentários