Card image
Super carros
Honda celebra 20 anos de produção de carros no Brasil

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/10/2017
  • Atualizado: 09/10/2017 às 16:20
  • Por: Leonardo Marson
Honda lançou neste ano o WR-V, primeiro modelo com desenvolvimento liderado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Brasil.

Há exatos 20 anos, a Honda iniciava um novo capítulo em sua história e expandia suas operações no país com a inauguração de uma fábrica de automóveis na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.

A mudança da condição de importadora para fabricante local de automóveis ocorreu em 06 de outubro de 1997, com 20 unidades do Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.

Para construir uma trajetória de sucesso, contínuos investimentos foram realizados com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e melhorar a eficiência dos processos. Como resultado, atualmente, 550 automóveis são produzidos diariamente entre os modelos Civic, Fit, City, HR-V e WR-V e a produção acumulada se aproxima de 1.700.000 unidades.

Alcançar esse patamar e estar entre as principais montadoras nacionais só se tornou possível graças ao time de colaboradores envolvidos na missão de entregar produtos que excedam as expectativas dos clientes. De 400 funcionários, no início das operações produtivas, a empresa conta com 3.500 colaboradores ativos nos dias atuais, todos capacitados a trabalharem de acordo com os exigentes parâmetros globais de qualidade Honda.

Primeira fabricante de automóveis a se instalar na região, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, a princípio, com 33 empresas, algumas das quais, iniciaram suas atividades no Brasil para atender exclusivamente a fabricante japonesa e, assim, também compartilham as comemorações por duas décadas de atuação nacional. Como resultado, as cidades do entorno tiveram ganhos sociais e econômicos, ao passo que suas atividades industriais e setor de serviços foram incrementadas.

Localizada em um terreno de 1,7 milhão m2, a HAB conta com 225 mil m2 de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô), fundição, solda, pintura, injeção plástica, pintura, além, é claro, da linha de montagem e inspeção final de todos os automóveis. A planta ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos: fundição e usinagem.

Desde o início de suas operações, a HAB buscou acelerar o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos cada vez mais alinhados às expectativas do consumidor brasileiro.

Foto: Honda

Deixe seu Comentário

Comentários